Espetáculo vencedor do Prêmio Shell será exibido nesta sexta-feira, em Nova Iguaçu, na Baixada FluminenseDivulgação

Nova Iguaçu - A Companhia Cerne fará em junho e julho, em comemoração à vitória no Prêmio Shell, o mais importante do teatro brasileiro, uma exibição gratuita do espetáculo “Três Irmãos”. Desta vez, a turma se debruça pela passagem de Jorge Amado pela Baixada Fluminense, onde morou quando exerceu o mandato de deputado federal, entre 1946 e 1948.
“Três Irmãos” é inspirado em Seara Vermelha, último romance escrito por Jorge Amado antes de partir para o exílio, e finalizado e publicado enquanto morava em terras meritienses. O espetáculo narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.
A obra, que tem dramaturgia e direção de Vinicius Baião, conta com um elenco formado por Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Edilane Silva. A montagem usa como mote principal a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político.
A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades. Através de um mergulho no passado, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso.
SERVIÇO: TRÊS IRMÃOS
Data: 13/06/2024
Horário: 16h
Local: Escola Fábrica dos Atores e Materiais Artísticos
Endereço: Rua Apinagés, 140 - Nova Iguaçu - RJ