Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou isenção de taxas para templos religiosos na última semanaDivulgação
Câmara de Nova Iguaçu aprova projeto que reconhece templos religiosos como atividade essencial
Iniciativa busca garantir a liberdade de crença e de culto, prevista na Constituição Federal
Nova Iguaçu - A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, recentemente, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 2.438/2025, que reconhece os templos religiosos de qualquer culto como atividade essencial no município. A proposta é de autoria do vereador Claudio Haja Luz.
O texto estabelece que igrejas, centros e demais locais de prática religiosa poderão manter suas atividades presenciais mesmo em períodos de calamidade pública, desde que sigam as normas sanitárias e de segurança determinadas pelas autoridades competentes.
De acordo com o autor do projeto, a iniciativa busca garantir a liberdade de crença e de culto, prevista na Constituição Federal, além de reconhecer o papel social desempenhado pelas instituições religiosas.
“Os templos exercem uma função importante de amparo espiritual, emocional e social. Em momentos de crise, como na pandemia, ficou claro o quanto esses espaços foram essenciais para muitas famílias”, destacou o vereador Haja Luz.
O projeto seguiu agora para segunda votação em plenário. Se for aprovado em definitivo, será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.