Manifesto antirracista "Dos Nossos Para os Nossos" tem apresentação única neste sábado, no Sesc Nova IguaçuDivulgação

Nova Iguaçu - Novembro chegou e, com ele, o mês da Consciência Negra — tempo de celebrar, refletir e fortalecer nossas raízes. E pra deixar a data ainda mais potente, o Coletivo AfroMaré desembarca na Baixada Fluminense com o espetáculo “Dos Nossos Para Os Nossos”, neste sábado (01), às 19h, no Sesc Nova Iguaçu, dentro da programação do Sesc Pulsar.
A montagem é um verdadeiro grito de afirmação da cultura preta e de enfrentamento ao racismo estrutural por meio da arte. Dirigido por Tiago Ribeiro, o espetáculo mistura projeções mapeadas, coreografias, músicas autorais e uma dramaturgia potente — tudo costurado por muita ancestralidade, corpo e voz.
Em cena, o cotidiano atravessado pelo racismo ganha força política e poética. O resultado é uma celebração vibrante das nossas histórias e um tributo a grandes referências da negritude brasileira como Mariana Nunes, Rei Black, Liniker, Alcione e o grupo Os Garotinhos — nomes que inspiram e fortalecem o legado da arte preta no país.
“Queremos que as pessoas saiam do teatro enaltecidas e empretecidas. ‘Dos nossos para os nossos’ quer levar cada espectador a refletir sobre nosso passado desabrasileirado, empretecer o presente e garantir que o futuro seja empretecido. Entender o Brasil é querer encarar a problemática da raça de frente. Inter-relacionar questões, informações, estatísticas, dados de gênero, etnia e classe social. Por isso, empretecer é preciso. Conscientizar é preciso. Somos o segundo lugar mais preto no mundo, afirma Tiago Ribeiro.
Sobre o espetáculo
‘Dos Nossos Para Os Nossos’ nasceu em 2018, a partir de uma esquete criada por Êlme e Patrick Congo. Desde então, cresceu e ganhou forma como um manifesto cênico que resgata narrativas silenciadas da população negra, denuncia o apagamento histórico e propõe uma reflexão sobre identidade, resistência e futuro.
Serviço:
Espetáculo: Dos Nossos Para Os Nossos
Local: Sesc Nova Iguaçu
Data: Sábado, 01 de novembro
Horário: 19h
Ingressos: A partir de R$ 5,00
Classificação: 16 anos
Duração: 70 minutos