Coronel Leandro Monteiro, comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de JaneiroRicardo Cassiano/CBMERJ/ Divulgação
Coronel Leandro Monteiro: Bombeiros do Rio: Investindo pra salvar
Os investimentos que um governo faz trazem reflexos na sociedade que são facilmente percebidos pela população. Entretanto, um dos setores mais beneficiados pelos investimentos do governo do estado ainda não tem o mesmo reconhecimento. Afinal, o segmento que abrange a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar historicamente só é lembrado quando precisamos de socorro ou em catástrofes, que mobilizam a atenção do país.
Se o investimento feito na atual gestão dos Bombeiros RJ tivesse sido em qualquer outra área certamente estaria até nos livros de história. Isso porque o Governo do Estado está aportando recursos da ordem de R$ 1 bilhão na corporação. Temos investimentos em novas tecnologias, renovação e modernização de viaturas e equipamentos, capacitação de nossos militares, até com cursos internacionais, e obras de melhorias em todas as unidades.
Já adquirimos 61 ambulâncias, 50 motocicletas, 6 embarcações de médio porte, 42 quadriciclos, 85 caminhões especializados em combate a incêndio de diversos modelos e funcionalidades e 180 picapes. Além disso, um sonar do tipo Side Scan, equipamento de última geração utilizado em operações de buscas subaquáticas, hoje auxilia nossos militares no escaneamento do fundo de mares, rios e lagos, obtendo imagens de alta definição.
Até o início de 2024, já teremos recebido cerca de 700 novas viaturas equipadas para combate a incêndios e salvamento diversos, além de 5 novos módulos de treinamento.
As viaturas novas são equipadas com sistemas modernos de combate a incêndio, contando com bombas de alta e baixa pressão e utilização de espuma da própria viatura, o que otimiza o combate. Os veículos são mais compactos, leves e potentes, perfeitos para atender às necessidades do relevo do nosso estado.
Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) os investimentos são maciços também. Compramos e distribuímos 10 mil pares de coturnos, 20 mil protetores auriculares, 10 mil luvas de combate a incêndio, 7 mil balaclavas e cordas de salvamento em montanhas. Fornecemos para nossos guarda-vidas mais de 2 mil óculos de sol, centenas de guarda-sóis, dezenas de milhares de kits com protetor solar e labial, cerca de 4 mil nadadeiras novas e uniformes com proteção contra o sol.
Além disso, até o final do ano, estaremos entregando para nossos militares mais de 13 mil capacetes, para incêndio, salvamento e salvamento aquático, 6.300 conjuntos de aproximação de combate a incêndio com certificação internacional, 5 mil coturnos, 660 uniformes para apicultura, centenas de barracas de praia, equipamentos para mergulho autônomo e 14 drones.
Seguindo a premissa da qualidade, também adquirimos o que há de mais moderno em desencarceradores (equipamentos capazes de cortar estruturas metálicas e a lataria de carros); rompedores de concreto; e equipamentos de proteção respiratória (EPRs) específicos para a atividades de combate a incêndio. Os equipamentos possuem sensor de calor e sistema de comunicação através de telemetria, dando maior segurança aos militares em operação; além de mangueiras de combate a incêndio com maior resistência à abrasão e maior pressão de trabalho.
Para contextualizar a importância deste montante de investimentos, só em 2022 foram 243.718 ocorrências atendidas pelos Bombeiros, o equivalente a uma ocorrência a cada 2 minutos em média.
O importante é que a sociedade saiba que na hora que precisar estaremos lá, sempre prontos, equipados com os melhores equipamentos, treinados nas técnicas mais modernas, para levar conforto, resgatar, apagar incêndios e cuidar da população. Sempre por vocês!
*Coronel Leandro Monteiro é comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.