Após 20 anos desativado, o projeto social de cunho educativo promoveu a formação moral, profissional e ética dos 351 jovensDivulgação/PMPS

Paraíba do Sul - O projeto Guarda Mirim, reativado em outubro de 2022 por meio da Secretaria de Defesa Civil, Segurança e Ordem Pública de Paraíba do Sul, tem gerado frutos positivos na vida de centenas de jovens sul-paraibanos e suas famílias. Após 20 anos desativado, o projeto social de cunho educativo promoveu a formação moral, profissional e ética dos 351 jovens assistidos pelo programa desde o seu retorno.
O Projeto Guarda Mirim, que atende crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de idade, tem como missão contribuir com a inclusão social, geração de emprego e renda, prevenção e diminuição da violência, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação do caráter e na qualificação dos adolescentes para o mercado de trabalho. Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento dos adolescentes, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras.
Atualmente, o projeto conta com 146 inscritos. Contando com os formados, 351 integrantes já passaram pelo projeto que desenvolve atividades como: cursos de informática; primeiros socorros; combate à incêndios residencial e florestal; curso sobre animais peçonhentos; palestras antidrogas; eventos culturais; educação ambiental; e atividades esportivas, como judô, futebol e vôlei.
As inscrições acontecem sempre no período de 30 dias antes do início do Ano Letivo nas escolas e são divulgadas pelos meios de comunicação oficiais do governo da cidade.