Paraty um dos 12 municípios selecionados, entre outras 79 cidades brasileiras, ao Programa Turismo Futuro Brasil.Divulgação/Prefeitura de Paraty
Paraty - A Prefeitura de Paraty, representada pelo prefeito Luciano Vidal , o vice-prefeito Izaques Merendaz e o secretário de turismo, Marcos Paulo, participa do 1° Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil, que acontece, entre os dias 10 e 12 de maio, em Curitiba-PR. O encontro reúne os 12 destinos selecionados pelo Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Paraty foi um dos 12 municípios selecionados, entre outras 79 cidades brasileiras, ao Programa Turismo Futuro Brasil, uma consultoria especializada em aplicar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente (DTI) com a possibilidade de troca de experiências internacionais, que permitirá acelerar a transformação da cidade de Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro em um destino ainda mais inovador e inteligente.
“Nossa cidade ser contemplada no edital aprova a consolidação de um destino turístico inovador e sustentável, de forma alinhada às tendências globais, somando-se aos resultados positivos já experimentados por esta Administração nas diversas iniciativas em que apostamos na inovação como processo social. Nos próximos dias estaremos começando a planejar e a executar as atividades de inovação para Paraty se tornar Destino Turismo Inteligente. Isso vai contribuir para melhorar o turismo da nossa cidade, aumentar a oferta de emprego e boas experiências para os turistas.”, afirma o prefeito Luciano Vidal.
No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados nove pilares dentro do DTI: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação. Entre os objetivos principais de um destino turístico está o de oferecer uma experiência mais enriquecedora para quem o visita e, ao mesmo tempo, garantir que os impactos positivos do turismo tragam benefícios para a vida dos cidadãos.
De acordo com o secretário de turismo Paulino, dentro do Programa, serão construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação. Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo.
Inovador e sustentável
Inovador e sustentável
Paraty é um dos principais destinos turísticos brasileiros, reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com seu casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que integram a magia da Mata Atlântica. Neste cenário, viveram e ainda vivem interessantes personagens da história brasileira. Tais atributos demonstram o potencial de Paraty para se projetar como um destino de Turismo Cultural.
Assim como outras cidades, Paraty está classificado na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, que abrange regiões e municípios com maior fluxo turístico, número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos no setor de hospedagem.
As etapas
Em setembro de 2022, o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram o edital Programa Turismo Futuro Brasil com objetivo de selecionar dez destinos turísticos no Brasil que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Devido a alta qualidade dos destinos, foram selecionados 12, ampliando o número inicial.
O que significa ser DTI
O que significa ser DTI
O DTI Curitiba consiste em estratégias para aumentar a resiliência, competitividade e sustentabilidade dos diversos atores que compõem o ecossistema turístico local, iniciativa que permite implementa r novos processos para a gestão do setor, com o apoio de importantes parceiros, dentre eles o Ministério do Turismo e o Sebrae Paraná. O projeto está sendo implantado pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com a iniciativa privada.
Os destinos contemplados
Dos 79 municípios selecionados para a segunda etapa de seleção, foram 10 do Centro-Oeste, 27 do Nordeste, 21 do Norte, 12 do Sudeste e 9 do Sul. Destes, 41 eram de pequeno porte (até 50 mil habitantes), 13 de médio porte (até 100 mil habitantes) e 25 de grande porte (mais de 100 mil pessoas).
Além de Curitiba, foram contemplados: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO), Recife (PE) e São Luís (MA).
Além de Curitiba, foram contemplados: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO), Recife (PE) e São Luís (MA).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.