Corpo de Bombeiros aumenta efetivo nas praias do Rio e costa verde para garantir a segurança dos banhistas Divulgação/CBMERJ

Paraty – Um levantamento divulgado pela Assessoria de Imprensa do CBMERJ e Defesa Civil Estadual , mostra que o município de Paraty, na costa verde, tem o maior número de crianças perdidas nas praias da região. Em todo o estado somam mais de 3 mil, neste ano. Em primeiro lugar está Copacabana, na capital.
Este levantamento foi divulgado recentemente ( 23 de novembro deste ano) e chama atenção para uma situação de alerta que pode se agravar com dois principais fatores: o verão que já está às portas, já com calor intenso e as férias escolares.
O balanço mostra que de janeiro a novembro/2023 a cidade histórica, um dos principais destinos turísticos agora na alta temporada, está entre as oito do Estado e a primeira do litoral da costa verde, com 51 registros de crianças desaparecidas nos últimos 11 meses, seguida de Mambucaba ( Angra) com( 9), Ilha Grande com (4) . Copacabana lidera o ranking com mais de (1.400), piscinão do Ramos (644), Recreio dos Bandeirantes (304), Barra da Tijuca (185), Botafogo( 112), São João da Barra (79), Itaipú( 58), Barra de Guaratiba( 34), Macaé (30), Campos de Goytacazes ( 28), Cabo Frio( 27), Rio das Ostras( 8) , Saquarema( 2 )e Paquetá (2).
As autoridades alertam, “cuidado redobrado com as crianças nas praias”. Além do calor, evitar que elas entrem na água sem um adulto por perto e, que se distancie dos familiares, se possível o uso de uma pulseirinha com identificação. Em caso de qualquer descuido acione de imediato os guarda-vidas que estarão atentos a qualquer chamado.
Operação verão
O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado estão atentos para atender a população nas praias do Rio e nas cidades do litoral do Estado, com efetivo acrescido, veículos novos ( lanchas, motos aquáticas, helicóptero e equipamentos sofisticados para atender aos afogamentos.. A onda de calor que se instalou no estado levou o órgão a antecipar a operação verão, para o último dia 1º. Até março o litoral fluminense poderá contar com reforço no efetivo da corporação , em 20% no número de guarda-vidas em ações nas praias.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.