Museu Imperial de PetrópolisDivulgação

Petrópolis - Visitar lugares históricos é uma das maiores motivações para viajantes brasileiros. Uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com, mostra que 77% das pessoas que viajam dentro do país buscam cidades históricas, que preservam a cultura, costumes, arquitetura e a gastronomia. Dentro deste cenário, a plataforma fez um levantamento com os destinos históricos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros e Petrópolis está entre as seis cidades mais citadas.
“Petrópolis é uma cidade realmente encantadora por sua história. Trabalhamos para que ela seja preservada, seja por meio dos museus, dos conjuntos arquitetônicos e gastronomia, mas também em aprimorar o nosso turismo para receber cada vez melhor os turistas e visitantes”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
A história conta que bastou uma noite para Dom Pedro I se encantar pela exuberância e clima ameno da então Fazenda do Padre Correia, onde pernoitou durante uma viagem pelo Caminho do Ouro, que o levaria às Minas Gerais, no início do século XIX. O seu interesse pelo local foi tanto que anos depois adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, onde toda a história de Petrópolis começou. A cidade foi fundada em 16 de março de 1843, completando 180 anos em 2023. Com a abdicação do trono e a morte de d. Pedro I, em 1834, d. Pedro II herda as terras e com ajuda do mordomo da Casa Imperial, Paulo Barbosa da Silva, consegue dar prosseguimento aos planos de pai e construir o Palácio de Verão, que por décadas foi a casa de veraneio da família imperial e onde hoje funciona o Museu Imperial.
“Toda essa história e tudo o que foi construído ao longo dos anos a partir deste encantamento de D. Pedro I está aqui. Petrópolis é linda. Além da arquitetura, das belezas naturais, temos ainda muitos outros atrativos e uma rede hoteleira espetacular, que atraem turistas de todos os cantos. Ficamos felizes em sermos citados e estarmos nesta lista ao lado de outros lindos destinos do nosso país”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Petrópolis ficou em terceiro lugar no ranking das mais citadas. Em primeiro lugar está Paraty, no Rio de Janeiro, seguida de Salvador. Depois a lista segue com Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 48.413 entrevistados. Para participar, era necessário ter 18 anos ou mais e ter viajado, pelo menos uma vez, a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem.