Caminhão da Saúde, do projeto "Levando Mais Saúde até Você"Divulgação

Petrópolis - O Caminhão da Saúde, do projeto “Levando Mais Saúde até Você”, já agilizou o atendimento de 1.560 pessoas que aguardavam por consultas com médicos especialistas, no município, como endocrinologia, urologia, dermatologia, alergologia, neurologia e cardiologia. O serviço está sendo oferecido pela Prefeitura, por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra).
A unidade móvel esteve em Petrópolis pela primeira vez entre os dias 6 e 16 de fevereiro e garantiu o atendimento de 888 pessoas. Retornou no último dia 13 de março e, até a última quarta-feira (22), 672 pacientes foram acolhidos. A previsão é de que até esta sexta-feira (24), esse número também ultrapasse a marca de 800 atendimentos, que são divididos entre a Praça 14 Bis, no Centro e Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.
“Nosso objetivo é diminuir e até zerar as filas de atendimento de determinadas especialidades. Os municípios que integram o CIS-Serra tem sido grandes aliados. Esta é uma parceria importante não só para Petrópolis, mas para todas as cidades que fazem parte desse consórcio”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
A taxa de absenteísmo, ou seja, de pessoas que confirmaram mas não compareceram as consultas, foi de 34,36% em fevereiro e 17,45% em março (até o dia 22), na ação realizada no Centro. Já em Itaipava foram 55,56% em fevereiro e de 29,88%, em março (até o dia 22). Os agendamentos são realizados por contato telefônico diretamente com o paciente ou responsável, seguido por comunicado via aplicativo de mensagem, para pessoas cadastradas no Whatsapp da Saúde.
“Chamamos a atenção para o absenteísmo porque, embora ele tenha apresentado uma redução no comparativo entre os meses de fevereiro e março, ele ainda é alto. É fundamental que as pessoas compareçam ou quando forem contatados avisem que não poderão ir. Dessa forma, teremos a possibilidade de colocar outro paciente no lugar”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
A Unidade Médica Móvel possui dois consultórios médicos e uma recepção, contando com climatização em todos seus ambientes. A unidade tem também um elevador na parte traseira, projetado especialmente para facilitar o acesso de pessoas com deficiências a parte interna do veículo para o atendimento.