Equipamento foi posicionado na sede da Defesa CivilDivulgação

Petrópolis- A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a instalação de um dos sensores de monitoramento de descargas elétricas nesta quinta-feira (30). O equipamento foi posicionado na sede da Defesa Civil. O contrato foi assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo na semana passada.
O prefeito Rubens Bomtempo destacou que adquirir e instalar este equipamento representa muito para Petrópolis. “Nosso governo tem o compromisso de capacitar a cidade para que, em situações adversas, a equipe da Defesa Civil tenha ao seu alcance ferramentas que ajudem a acompanhar a formação e deslocamento de núcleos de chuva”, afirmou.
O equipamento faz parte do sistema de monitoramento das condições do tempo, que conta com 1800 sensores espalhados no mundo, sendo cerca de 70 deles instalados no Brasil. A chegada do sensor ao município melhora a captação dos dados e as leituras específicas na região.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, destacou a importância deste marco: “Com a contratação deste novo sistema, é possível a equipe de monitoramento acompanhar a trajetória dos raios em Petrópolis e nas regiões adjacentes ao município com maior precisão para a tomada de decisões com base fundamentada em dados concretos”, lembrou.
O sensor de monitoramento de raios é mais uma ferramenta para o auxílio na antecipação da tomada de decisão em caso de chuvas intensas, pois possibilitará acompanhar a formação e evolução dos núcleos de chuva. Além do sensor instalado nas dependências da Defesa Civil de Petrópolis, a equipe técnica da Secretaria recebeu também noções de capacitação do sistema: a equipe responsável pela gestão da plataforma ministrou palestras e aulas práticas de leitura do sistema de monitoramento de raios para auxiliar a Defesa Civil na adaptação a nova ferramenta.
O que é o sistema de monitoramento de raios?
O sistema de monitoramento de descargas atmosféricas utiliza sensores para detectar a incidência de raios e acompanhar o deslocamento das tempestades, onde é possível identificar as regiões e o momento da ocorrência da descarga atmosférica, para que assim se possa identificar o deslocamento dos núcleos de chuva e emitir alertas antecipados com base em dados observados.