Petrópolis - Petrópolis é a 63ª cidade do Brasil mais favorável ao empreendedorismo. É o que aponta o Índice de Cidades Empreendedoras 2023 – ranking realizado pelo governo federal, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No estado do Rio, Petrópolis ficou em 4º lugar.
O índice analisa sete determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura. Dos sete critérios analisados, os que tiveram as melhoras notas de Petrópolis foram “ambiente regulatório” (Petrópolis ficou em 36º) e “infraestrutura” (33º).
Ambiente regulatório No “Ambiente regulatório”, são analisadas 3 questões das cidades: tempo de processos, tributação e complexidade burocrática.
“A desburocratização sempre foi uma questão importante na nossa gestão. Nos meus 2 primeiros governos, criamos a Lei de Incentivos Fiscais e o Programa de Desburocratização. E, neste ano, estamos trabalhando para implantar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que vai acabar com o papel na administração pública municipal”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Infraestrutura Já em “infraestrutura”, são analisadas 2 questões das cidades: transporte interurbano e condições urbanas.
“A infraestrutura também é outra questão que sempre demos muita atenção na nossa gestão. Nos meus 2 primeiros governos, revitalizamos a Rua do Imperador e a Rua 16 de Março, tiramos a rodoviária do Centro. Intervenções urbanísticas muito avançadas para a época, com reflexos positivos na mobilidade urbana. E seguimos trabalhando nesse sentido, agora com o convênio com a Coppe/UFRJ, que vai nos ajudar a fazer novas intervenções na cidade”, disse Bomtempo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.