Turma do Curso Preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)Divulgação

Petrópolis - Uma sala de aula lotada e corações cheios de esperança. Esse era o clima da aula inaugural da Escola Popular do Curso Preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O projeto, que está em seu sétimo ano e tem como fundador o deputado estadual Yuri (PSol), é voluntário, gratuito e, já colaborou na formação de mais de 1500 jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio.

“São sete anos de um trabalho lindo, dando uma nova oportunidade para quem, por algum motivo, teve que interromper os estudos. Já apoiamos centenas de jovens e adultos na conquista do diploma de ensino básico. Como já temos uma fila de espera de alunos que querem participar das aulas, pretendemos lançar mais uma turma, provavelmente, aos sábados”, disse Yuri.

Segundo o professor Zé Luiz, um dos coordenadores do projeto, esse é um compromisso com a educação da classe trabalhadora. "Estamos unindo a experiência de vida que estas pessoas já têm com o conteúdo das disciplinas presentes no curso. Isso ajuda bastante na didática e dinâmica das aulas. Essa é uma das riquezas da educação popular”, apontou.

Um dos voluntários, o professor de matemática, Wanderley Soares da Silva Junior, reforçou a importância da Escola Popular. “São pessoas que, na maioria das vezes, tiveram que parar de estudar por vários motivos e agora podem ter uma ajuda para concluir o ensino médio, e almejar quem sabe uma faculdade, melhorar de emprego ou fazer um concurso público”.

O projeto é uma parceria da Escola Popular de Petrópolis junto à Casa da Cidadania e as aulas acontecerão nas segundas e quintas-feiras das 19h às 20:30h, na Casa da Cidadania, que fica na Rua Visconde de Souza Franco, 474 - Centro, Petrópolis. Neste primeiro momento, 50 alunos estão participando e existe uma lista de espera com outros 30 inscritos. O projeto também abriu novas vagas para professores voluntários, para dar suporte na abertura de novas turmas, quem quiser se inscrever, pode fazer pelo link bit.ly/escolapopularvoluntario.
Além de vagas para Petrópolis, a Escola Popular está buscando voluntários para as cidades de Areal e Niterói, onde o projeto também pretende abrir turmas.