Entre os dias 1 e 9 de agosto, o castramóvel será transferido para a quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no CentroDivulgação
Mais de 190 cães e gatos foram castrados e microchipados nos primeiros dias de campanha
Desse total, 122 cães e 70 gatos foram atendidos no castramóvel, que permanecerá na cidade até o dia nove de agosto
Petrópolis - A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha de castração que já demonstra resultados significativos nos dois primeiros dias de ação. Até o momento, foram realizadas 192 cirurgias em animais. Desse total, 122 cães e 70 gatos foram atendidos no castramóvel, que permanecerá na cidade até o dia nove de agosto. A expectativa é que, até essa data, aproximadamente 2,4 mil pets sejam submetidos às esterilizações e microchipagens.
O castramóvel, de uma empresa contratada pela prefeitura para a realização da ação, atualmente está instalado no Itamarati, no galpão da antiga fábrica, localizado na Rua Bernardo Proença. Nesse ponto, a ação engloba as comunidades do Cascatinha, Samambaia e Estrada da Saudade. Posteriormente, entre os dias 1 e 9 de agosto, o veículo será transferido para a quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no Centro. Nesse local, serão atendidas as comunidades da 24 de maio, Caxambu, Alto da Serra, Pedras Brancas, Bataillard e Lopes de Castro, no Valparaíso.
O prefeito Rubens Bomtempo ressalta a importância dessa ação para o bem-estar dos animais, garantindo que todos os cadastrados receberão atendimento. “Além de promover a saúde dos bichos, a intenção da Prefeitura é contribuir para a redução do abandono de cães e gatos, uma vez que, em muitos casos, os tutores não possuem condições para cuidar dos filhotes”.
As inscrições para a campanha foram realizadas pelas equipes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, diretamente nos PSFs e UBSs das respectivas áreas de abrangência. O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que além de evitar a reprodução descontrolada, a esterilização de cães e gatos previne uma série de doenças, como o câncer de mama em fêmeas e o câncer de próstata em machos. “A castração é um ato de amor e também de relevância para a saúde pública, contribuindo para a redução de casos de maus-tratos, abandono e zoonoses”, destaca.
O castramóvel é um equipamento completo, operado por equipes especializadas nesse tipo de procedimento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.