Evento foi convocado pelo vereador Hingo Hammes, em conjunto com o senador Carlos Portinho e o deputado federal licenciado e atual secretário estadual, Hugo LealDivulgação
Hammes lembra que o Ministério Público também manifestou preocupação com a questão do radar, frisando, assim como o parlamentar e a comissão do Senado, a necessidade de um equipamento mais moderno e que permita a obtenção de dados mais precisos: “Estamos em setembro e daqui a pouco teremos mais um verão. Com que equipamentos poderemos contar? Sabemos que a aquisição de um radar não é um processo simples, então é importante que tenhamos pessoas aptas a falar sobre este processo, além de apresentar soluções que possam atender as demandas do município. A ocorrência de temporais cada vez mais fortes por todo o país e pelo mundo torna ainda mais urgente a necessidade de aprimoramento das ferramentas de captura de dados que permitam previsões mais precisas e com maior antecedência”.
O radar de banda X dispõe das mais modernas tecnologias do mundo e, segundo especialistas, é capaz de detectar tempestades como as registradas em 2022. “A presença de especialistas vai permitir uma discussão ampla e técnica sobre a eficácia desse instrumento, de maneira que possamos buscar soluções viáveis para essa questão”, explicou Hammes.
A audiência pública também deverá ter a participação de especialistas em geologia e de representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Também foram convidados representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, do Corpo de Bombeiros e de entidades de classe nas áreas de arquitetura e urbanismo, entre outras.
A audiência pública será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 98 da Speed Fiber/Tech Cable) e também pela internet, no canal da Câmara Municipal de Petrópolis no Youtube.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.