Petrópolis - Representantes da Prefeitura de Petrópolis e da concessionária Águas do Imperador se reuniram, no domingo (29), com moradores do Quarteirão Italiano. Na ocasião, foi apresentado à comunidade o projeto de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Independência – que vai beneficiar toda a região.
A construção é uma ação conjunta entre o município e a concessionária, e que vai resolver um problema histórico: a falta de tratamento de esgoto em uma das maiores comunidades de Petrópolis.
A reunião foi no Ciep Santos Dumont, no Quarteirão Italiano.
“Um dos pontos basilares da Prefeitura com relação ao meio ambiente é a recuperação dos nossos rios. Vamos parar de lançar esgoto na galeria de água. Uma estação de tratamento de esgoto é uma solução benéfica ao meio ambiente. Não é uma solução poluidora do meio ambiente. Hoje, principalmente pelo estado da arte da tecnologia, a estação não é mais um instrumento de impacto no local, por odor e ruído, como era antigamente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.
Os representantes da Águas do Imperador mostraram imagens da cor do líquido que entra na estação (escura, quase preta) e a cor da água que é devolvida ao rio (transparente). Além disso, foi explicado que a unidade não produz odor (já que o esgoto não fica mais na parte de cima da estação, como antigamente ficava, mas sim no meio).
O projeto da ETE Independência já havia sido apresentado à sociedade no início do ano, durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).
“O diálogo com a comunidade seguirá aberto. Questões pontuais que forem trazidas pelos moradores serão debatidas”, disse Muniz.
Outros secretários de governo também participaram da reunião: Marcus São Thiago (Governo), Thiago Damaceno (CPTrans e Desenvolvimento Econômico), Almir Schmidt (Serviços, Segurança e Ordem Pública), Marcus Curvelo (Saúde), Vyrna Jacomo (Obras), Áurea Gonçalves (Controle Interno) e Jeferson Andrade (Planejamento e Orçamento).
Também participaram técnicos da Prefeitura, da Águas do Imperador, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do ICMBio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.