Após a triagem, caso seja identificada a necessidade do uso de óculos, o estudante pode escolher o modelo da armaçãoDivulgação/PMP
Três mil estudantes da rede municipal passam por triagem para receber óculos de grau
Objetivo é corrigir problemas relacionados à deficiência visual que afetam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes
Petrópolis - A ação inédita do governo municipal, em parceria com a empresa Zeiss e a ONG Renovatio, com intermediação da Vara da Infância e Juventude, está atendendo três mil alunos da rede municipal que estão passando por uma triagem de acuidade visual. O objetivo é corrigir problemas relacionados à deficiência visual que acabam afetando no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes.
Neste primeiro momento do projeto, serão atendidas três mil estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental de 13 unidades escolares da rede municipal localizadas nas regiões do Bingen e Mosela. A ONG Renovatio vai fazer as consultas e os óculos serão doados pela empresa Zeiss.
“Essa parceria está disponibilizando o que há de melhor para o atendimento das nossas crianças e adolescentes. Sabemos o quanto é importante identificar problemas visuais para que os estudantes tenham um bom desempenho na escola e na vida”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, agradecendo a parceria com a Zeiss, a Renovatio e a intermediação com a Vara da Infância e da Juventude.
A triagem começou na semana passada e segue até o dia 11 de novembro.
“Fazemos todos os exames necessários para garantir que qualquer doença seja identificada. São usados aparelhos modernos, de alta tecnologia e pessoal capacitado para fazer esses atendimentos”, ressaltou o fundador da Renovatio, Ralf Toerjes.
Após a triagem, caso seja identificada a necessidade do uso de óculos, o estudante pode escolher o modelo da armação. Os óculos serão entregues em dezembro. “É uma parceria que não acaba por aqui. Estamos felizes de juntos, estarmos unindo forças para realizar um projeto dessa importância”, comentou o presidente da Zeiss, David Fernan.
“Essa parceria foi fundamental para que esse projeto pudesse caminhar, garantindo a acuidade visual das crianças e adolescentes e consequentemente a manutenção desses estudantes nas salas de aula, com sucesso na vida escolar e com menos riscos de cometerem delitos”, comentou o juiz da Vara da Infância e Juventude, José Claudio de Macedo.
A secretária de Educação, Adriana de Paula, lembrou que os estudantes que precisarem passar por cirurgia ou tratamento, serão encaminhados para a rede municipal de Saúde. “Essa avaliação é muito importante na vida dos nossos alunos e alunas para que eles continuem na caminhada do sucesso escolar”, frisou Adriana de Paula.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.