Segundo estimativas do Serratec, Petrópolis conta com mais de 400 empresas no setor de TIFoto: Arquivo

Petrópolis - Petrópolis é a mais nova Capital Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Um decreto assinado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (28) oficializa o título, que irá potencializar o setor. O reconhecimento chega no momento em que a cidade, que já abriga o supercomputador Santos Dumont – um dos mais potentes do mundo - dá novos passos importantes na área tecnológica.
O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, assinala que a cidade estará entre as localidades contempladas pelo programa Parques de Inovação Social, Tecnológico e Ambiental (Pista) da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Em sua segunda edição o programa irá investir R$ 42 milhões em projetos de empreendedorismo e inovação sustentável em cinco localidades do Estado, entre as quais Petrópolis.

"É um titulo que potencializa a geração de empregos para os petropolitanos e o desenvolvimento da cidade de forma sustentável. O Estado vem trazendo novas oportunidades, como o Pista, pois conhecemos o potencial da cidade nessa área. Isso demonstra na prática, o compromisso do governador Cláudio Castro com o incentivo ao desenvolvimento de forma sustentável", afirma o secretário Bernardo Rossi.

A cidade também recebeu, há poucos dias, o Laboratório de Computação Quântica da Faeterj/Petrópolis, que conta com um Hub que usará Inteligência Artificial como ferramenta, colocando o Brasil em um patamar de soberania científica e tecnológica e Petrópolis na vanguarda.

O município também conta com o supercomputador Santos Dumont, considerado hoje a máquina mais potente da América Latina, em eficiência energética.
"É uma conquista essencial para Petrópolis. Esse título representa um marco para o município, evidenciando uma constante evolução do setor, que reflete o esforço e dedicação de todos os envolvidos", conta o prefeito Hingo Hammes.

Dados do Serratec apontam que hoje o setor de tecnologia tem cerca de 400 empresas – a maior parte delas com sede em Petrópolis. O setor gera cerca de cinco mil empregos e movimenta aproximadamente R$ 1,1 milhão. O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado e abrange as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal.