Deslizamentos e alagamentos foram registrados na cidade no fim de semanaFoto: Reprodução

Petrópolis - O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Petrópolis, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de semana. Em 24h, em algumas regiões do município, choveu 50% a mais do que o esperado para o mês todo de abril, ultrapassando os 300mm. O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicado no domingo (06), através da portaria nº 1.098, do Diário Oficial da União.

Com o reconhecimento do Governo Federal, Petrópolis pode iniciar as ações determinadas pelo decreto de situação de emergência, que foi publicado no sábado (05). “Esse reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil é muito importante para as nossas ações de restabelecimento da cidade”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

O decreto de situação de emergência prevê, entre outras ações, a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial, além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas.

O texto completo do decreto está na edição extraordinária do Diário Oficial (D.O.) publicado no site da Prefeitura.
Chuva em Petrópolis
De acordo com o que foi divulgado pela Defesa Civil na noite de domingo, 141 chamadas, referentes a deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros, foram registradas. Ninguém se feriu.
Em algumas regiões da cidade, o acumulado de chuva em 24 horas passou de 300mm, superando em 50% o que era esperado para todo o mês de abril.