Apreensão foi realizada após denúncia feita ao Linha VerdeFoto: Divulgação/Disque Denúncia

Paraíba do Sul - A partir de uma informação recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), o Comando de Polícia Ambiental apreendeu, neste domingo (11), 76 pássaros mantidos em cativeiro em um imóvel em Paraíba do Sul. A ação ocorreu durante uma operação que visava identificar a guarda e comércio de animais silvestres.
Seguindo orientações da denúncia, os agentes lotados na 5ª UPAm, procederam à Estrada Quirino Francisco Pinheiro, Salutaris, onde realizaram uma fiscalização no imóvel. Foram encontrados pássaros da fauna silvestre brasileira em dois cômodos da residência, sendo identificados 26 coleiros, 15 tizius, 14 trinca ferros, quatro canários da terra, quatro tico ticos, três pixanxão, dois melros, dois bigodinhos, dois bicos de veludo, um sabiá, um tiê sangue, um saira e um azulão, todos sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Ao ser questionado acerca das licenças, o responsável informou não possuir, sendo então encaminhado à 107ª DP, onde a ocorrência foi registrada. As 75 gaiolas contendo todos os 76 pássaros, foram recolhidas e levados para a “Membeca Lagos”, através da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Dados do programa Linha Verde mostram que, das mais de 10 mil denúncias de crimes ambientais recebidas neste ano, mais de 700 são relacionadas à guarda e comércio de animais silvestres.