Petrópolis - No próximo sábado (7), Dia Municipal do Forró, Petrópolis recebe, na Praça da Liberdade, das 13h às 22h, a 3ª edição do Festival SerraForró. O evento é gratuito, aberto ao público e celebra o forró como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional e Municipal.
Em 2025, o SerraForró será ainda mais simbólico e representativo, por acontecer no Dia Municipal do Forró, instituído pelo município e celebrado no primeiro sábado de junho. Além disso, marca a comemoração da Lei Municipal nº 8.607/2023, que reconhece oficialmente o forró como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis.
Na sua 3ª edição, o SerraForró, em parceria com o IPHAN, será palco de uma homenagem especial aos Mestres e Mestras das Matrizes Tradicionais do Forró da Região Serrana do Rio de Janeiro. Serão reconhecidos como Mestres artistas e produtores que desempenharam um papel fundamental na preservação e na história do forró. Os homenageados virão de diversos municípios da região, incluindo Nova Friburgo, Teresópolis, Areal e Petrópolis.
Além das apresentações de música e praça de alimentação, o SerraForró inova com concurso de dança, que premiará os três primeiros colocados. O evento conta ainda com exposição em homenagem a Luiz Gonzaga - abordando aspectos marcantes da trajetória e da importância do artista para a cultura brasileira - em formato de cordel, apresentada em linguagem poética e popular.
De acordo com os coordenadores do SerraForró, Leandro Marques, Marcia Ganem e Silvia Magalhães, o evento se destaca por reunir um público diverso e engajado, promovendo um ambiente plural e acolhedor. “O Festival SerraForró segue fortalecendo a cultura como ferramenta de inclusão social e reafirmando o papel do forró como expressão da identidade nacional e reforçando a sua relevância no município”, complementam.
O SerraForró é uma realização coletiva de Leandro Marques, MC Ganem, Acervo Cultural, Espiral Valente e MomaZé, com patrocínio do Funcultura e apoio da Prefeitura de Petrópolis. Mais informações pelo Instagram @festivalserraforro com toda a programação.
PROGRAMAÇÃO
13h - Abertura – Homenagem a Mestras e Mestres das Matrizes Tradicionais do Forró da Região Serrana do Rio de Janeiro e apresentação do Plano de Salvaguarda, em parceria com IPHAN; 14h - Entrega dos certificados aos Mestres e Mestras; 15h - Apresentações Artísticas com o Studio Cassino Forrozeiro, Maracatu Baque Mulher Petrópolis, Iniciativa Ambiental, Cordel e abertura da exposição. 16h - Trio Maluvido 17h - DJ / Início concurso de dança/apresentação dos casais 17h50 - Trio Dona Flô 18h30 - DJ/ Concurso de Dança 19h - Veredas 20h - DJ / Resultado Concurso de dança 20h30 - Tribo de Gonzaga
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.