Pequenino e perigoso, o Culicoides paraensis é o transmissor principal da febre oropouche, aqui em imagem gerada por IAIA
Até o momento, foram registradas 705 notificações para dengue, com 33 casos confirmados. Para chikungunya, o número de notificações também alcançou 705, resultando em 12 casos confirmados. A febre oropouche, por sua vez, soma 128 notificações, sendo todas confirmadas, felizmente não houve registro de casos de zika ou de óbitos relacionados à estas doenças.
As autoridades de saúde pedem para população ficar atenta aos sintomas característicos: febre, enjoo, cansaço extremo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, dor no corpo e dor de cabeça intensa. Em caso de manifestação de qualquer um desses sinais, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação e diagnóstico.
Como parte das ações de esclarecimento, o médico infectologista Daniel Licy tem divulgado vídeos nas redes sociais do município, abordando os sintomas e os cuidados necessários em relação à febre oropouche.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a prevenção continua sendo a principal ferramenta no combate às arboviroses.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.