Projeto busca estimular a produção e o consumo de hortaliças em Queimados. Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)

QUEIMADOS- Ter um quintal à disposição para cultivar legumes e verduras em pequenos espaços pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, criou o projeto ‘Os Quintais Sustentáveis’. A iniciativa, que começou nesta sexta-feira (18), na Escola Municipal Santo Expedito, busca estimular a produção e o consumo de hortaliças.
Durante a manhã, os alunos participaram de uma aula para aprender as técnicas de cultivo, preparação do solo, a compostagem, os tipos de hortaliças, além do cuidado e manipulação dos alimentos. Após, os estudantes realizaram a plantação de alguns alimentos. A horta da escola será composta por alface, couve, tomate, cebolinha, salsa, coentro, espinafre, quiabo, além de mudas de chá, como erva-doce, hortelã e alecrim.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Joamilton Ornelas, a proposta é que as hortaliças cultivadas sejam utilizadas na alimentação escolar dos alunos da unidade.
- Essa é uma iniciativa inédita na nossa cidade que começamos aqui na escola. Os alunos serão multiplicadores do projeto, pois estamos trabalhando de uma forma mais didática e reforçando ao mesmo tempo, os conteúdos que eles aprendem dentro da sala de aula em diferentes áreas. A ideia do projeto é transformar os espaços ociosos do município em hortas - destaca o gestor.
Outro objetivo do projeto é contribuir para a diversificação alimentar e apresentar aos alunos a inclusão de alimentos mais saudáveis e nutritivos nas refeições diárias. Para que o trabalho com a horta tenha sucesso, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um kit que contém carrinho de mão, pás, conjunto para jardinagem, enxada, mangueiras, entre outros materiais.
- Importante dizermos que as boas práticas de alimentação também começam nas escolas. A partir daqui, vamos iniciar em outras unidades essa mesma atividade. Temos algumas escolas que estão com espaços ociosos e essa parceria é importante, pois os técnicos da Secretaria de Agricultura orientam os alunos, professores e diretores na elaboração da horta, realizam o preparo e depois entregam para a unidade - disse o professor.