Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura vai intensificar a realização de exames preventivos e de ultrassonografia, nos postos de saúde do município.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Queimados)

Queimados- Com tema 'Se toca, mulher!', a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Saúde, vai convocar a população para participar da sua campanha Outubro Rosa 2023. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico rápido, visando a redução da mortalidade devido ao câncer de mama e do colo do útero. O lançamento da campanha será na próxima segunda (2), das 9h às 13h, no Teatro Metodista, com uma roda de conversa.

Além de compartilhar informações sobre a doença, profissionais da saúde vão abordar dados a respeito do câncer do colo do útero, que vem apresentando um aumento no número de casos. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura vai intensificar a realização de exames preventivos e de ultrassonografia, nos postos de saúde do município.

“É preciso, cada vez mais, que todos tenham consciência e procurem se prevenir de doenças, como o câncer, que é uma das mais cruéis, mas se diagnosticada precocemente tem chances de cura. Vamos aproveitar o evento do próximo dia (2), para fazer um mutirão de exames, incluindo aferição de pressão e de glicose, assim como atualizar a carteira de vacinação, influenza e bivalente.”, ressaltou o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer.

O evento contará com especialistas no assunto: médico Mario Nicolini e as enfermeiras Thatiana Cabral e Vanessa Magalhães. A mediação da roda de conversa será da secretária municipal de Saúde, dra. Marcelle Nayda.

Eles vão comentar sobre dados epidemiológicos, mitos e tabus envolvendo o câncer de mama e os casos de êxito da sala de acolhimento no Cethid (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes). A Prefeitura dispõe de um espaço para receber todos os pacientes com diagnóstico de câncer, que são acompanhados e recebem o apoio necessário.

Vale lembrar que o câncer de mama, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é “o que mais acomete mulheres em todo o mundo”. Dados do Instituto revelam que são estimados 73.610 novos casos no Brasil agora em 2023.