A futura UBS terá estrutura moderna e funcional. O projeto prevê a construção de 13 salas de atendimento, além de sala odontológica, permitindo a realização de atendimentos simultâneosDivulgação

Queimados – A Prefeitura de Queimados iniciou, na última semana, a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jardim São Miguel. A iniciativa tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores da região, reforçando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população.
O pontapé inicial e ordem para o início da obra foi dado pelo prefeito Glauco Kaizer (União Brasil) e o vereador Paulinho Bernardo (PDT). A conquista é fruto da articulação e iniciativa da parlamentar, autor da indicação legislativa que originou o projeto, em parceria com o governo municipal. A secretária municipal de Obras, Cristina Remann, também marcou presença.
Localizada na Estrada Olegário Dias, a nova unidade irá beneficiar diretamente moradores dos bairros Jardim São Miguel, São Cristóvão, São Miguel 2 (antigo Sem Terra), São Silvestre e São Roque — localidades que, até então, não contavam com uma unidade própria de atendimento básico em saúde.
O prefeito Glauco Kaizer destacou que a construção da UBS é um marco importante para a população do Jardim São Miguel e bairros vizinhos. Segundo ele, o projeto reflete um compromisso com a melhoria da saúde e com a proximidade dos serviços essenciais. “Estamos transformando esse sonho em realidade! Esta parceria tem sido fundamental para tirar esse projeto do papel e garantir que a população tenha acesso a um atendimento de saúde mais digno, próximo e eficiente”, disse o prefeito.
Estrutura Moderna e Atendimento Ampliado
A futura UBS será de porte 2, com estrutura moderna e funcional. O projeto prevê a construção de 13 salas de atendimento, além de uma sala odontológica equipada com três cadeiras, permitindo a realização de múltiplos atendimentos simultâneos, com mais agilidade e qualidade.
A empresa responsável pela obra já está contratada. Nos próximos dias, será iniciado o projeto executivo, seguido das obras. A previsão de entrega é de até 12 meses. Além da importância para a saúde pública, a construção trará valorização urbana à região.
O momento marca um passo decisivo rumo à ampliação e descentralização do atendimento de saúde no município. “Minha luta por uma saúde mais digna e humanizada é antiga. A UBS do São Miguel é uma resposta à necessidade desses bairros, que foram por muito tempo esquecidos nesse aspecto. Essa é uma conquista da nossa gente. Estou muito feliz em ver esse sonho sair do papel”, destacou o vereador Paulinho Bernardo.
O prefeito Glauco Kaizer (branco), o vereador Paulinho Bernardo e a secretária municipal de Obras, Cristina Remann, no local onde será construído a UBS - Divulgação
O prefeito Glauco Kaizer (branco), o vereador Paulinho Bernardo e a secretária municipal de Obras, Cristina Remann, no local onde será construído a UBSDivulgação
A ausência de unidades de saúde nesses bairros sempre representou um desafio para os moradores, que precisavam enfrentar longos deslocamentos e filas para receber atendimento básico. A nova UBS mudará esse cenário.
A unidade não só irá aliviar a sobrecarga de outras unidades da cidade, como também trará mais agilidade, conforto e eficiência no acesso aos serviços de saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria na qualidade de vida dos moradores.