Nesta etapa inicial, serão instaladas cerca de 300 câmeras distribuídas por toda cidadeMarina Castelo / PMQ
Nesta etapa inicial, serão instaladas cerca de 300 câmeras distribuídas por toda cidade. Os equipamentos contam com tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares, permitindo o cruzamento de informações com bancos de dados das forças de segurança. O projeto visa não apenas a prevenção de crimes, mas também o aumento da sensação de segurança da população, especialmente em áreas com maior incidência de delitos.
A iniciativa integra um pacote de medidas de modernização da segurança cidadã e é resultado de um esforço da Prefeitura de Queimados em diminuir os índices de criminalidade e, a médio prazo, colocar a cidade no topo do ranking das mais seguras do estado. O investimento de aproximadamente R$ seis milhões foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Lopes (PL). O prefeito Glauco Kaizer (União Brasil) e o deputado estiveram recentemente na Central de Monitoramento, acompanhando a instalação de câmeras do tipo “speed dome” – com longo alcance e alta definição – na Praça dos Eucaliptos, no Centro da cidade.
Seriedade no combate à criminalidade
“O enfrentamento à violência urbana exige tecnologia, estratégia e planejamento. Estamos iniciando uma transformação histórica em Queimados, protegendo nossa população com inteligência. Essas câmeras são só o começo de um sistema que vai alcançar todos os bairros”, afirmou o prefeito Glauco Kaizer.
Além da tecnologia de ponta – que inclui visão noturna, zoom de alta resolução e armazenamento seguro de imagens por até 30 dias, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – a Central Integrada de Monitoramento funcionará 24 horas por dia. O centro será operado por profissionais capacitados e funcionará em parceria com as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, além da Guarda Municipal e outras secretarias municipais, possibilitando respostas mais rápidas em caso de ocorrências.
"Projeto será expandido", afirma secretário
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Felipe Laurenano, o sistema será implantado por etapas. A meta é expandir o projeto para cerca de 800 câmeras ao longo do tempo, cobrindo todo o território municipal. A empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema foi selecionada por meio de licitação pública, que exigiu critérios técnicos rigorosos.
A cidade de Queimados, que já figurou entre as mais violentas do país, aposta agora em tecnologia, integração e planejamento para mudar essa realidade. O sistema de videomonitoramento representa um avanço concreto no caminho da segurança preventiva e na valorização da vida dos queimadenses.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.