Quissamã encerra campanha do Agosto Lilás com palestraFoto: Divulgação
O evento, que contou com a parceria do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo (CEAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social, fez parte da campanha "Quissamã protege: Não à violência contra a mulher". Além de discutir temas relevantes, a ação incluiu o anúncio de novos Projetos de Lei, homenagens, ações de saúde e rodas de conversa.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a necessidade de tratar a violência contra a mulher como uma questão social que exige ações efetivas. Ela ressaltou: "Estamos agindo de forma concreta, com iniciativas em áreas como saúde, educação e assistência social. Precisamos enfrentar e combater esse problema e aprender com especialistas".
A mesa-redonda foi mediada pela Coordenadora Especial de Política para as Mulheres, Nágila Oliveira, e abordou temas como racismo obstétrico, Lei Maria da Penha, relacionamentos abusivos, serviços de apoio às mulheres na região e números de denúncia. Após as discussões, o público teve a oportunidade de participar com perguntas e contribuições.
O evento contou com a presença de membros da comunidade e participantes dos programas Jovens em Ação, Juventude Ativa e Assistência ao Idoso. Entre os profissionais convidados estavam Lívia Tó, graduanda em Ciências Sociais na UFF Campos e doula; Esteban Cipriano, diretor executivo do Instituto Conectar e mestre em Serviço Social; Luana Libório, assistente social e mestranda em Serviço Social; e Suzana Pinheiro, enfermeira especializada em Saúde Coletiva, doula e consultora em amamentação.
Nágila enfatizou a importância da educação como ferramenta essencial para combater a violência contra a mulher e envolver a comunidade nesse processo de transformação. Além disso, estiveram presentes o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; a subchefe de Gabinete, Thamires Freitas; a Coordenação de Igualdade Racial, Jovana Azevedo; o vereador Janderson Barreto; entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.