Proteção proporcionada pela vacinação antirrábica é fundamental para a saúde dos animais de estimação e de seus tutoresFoto: Divulgação

Quissamã - A Vigilância em Saúde de Quissamã, no Norte Fluminense, está realizando o serviço de vacinação antirrábica em localidades rurais ao longo deste mês de outubro. A Prefeitura já divulgou o calendário de atendimento, que inclui um dia especial de vacinação na praça de Santa Catarina no próximo sábado, dia 7, das 9h às 15h.
Além disso, outras localidades que serão atendidas pelo serviço itinerante são Praia do Visgueiro, Praia de João Francisco, Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga Lemos, Machado, Pitanga, Capivari, Flexeiras e São Miguel do Furado.
O Coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos Chagas, enfatizou a importância da vacinação antirrábica para os animais de estimação. Ele destacou que os filhotes devem receber a primeira dose da vacina a partir dos três meses de vida, com reforço anual. É necessário que os animais estejam saudáveis e que haja um adulto responsável na residência durante a vacinação.
Para o Dia D de Vacinação Antirrábica, o transporte dos animais deve ser realizado por um adulto. No caso de cães mais agressivos, o uso de focinheira é recomendado, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e de maneira segura. Fêmeas grávidas não podem ser vacinadas.
A proteção proporcionada pela vacinação antirrábica é fundamental para a saúde dos animais de estimação e de seus tutores, e deve ser renovada anualmente. Na área urbana, o Dia D de Vacinação Antirrábica já imunizou 2.687 cães e gatos, obtendo o melhor resultado dos últimos anos, de acordo com a Prefeitura de Quissamã. A gestão reforça a importância da participação dos tutores na vacinação de seus animais para garantir a saúde de toda a comunidade.