Quissamã é 1º lugar na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno no 31º Congresso Brasileiro de FonoaudiologiaFoto: Ilustração
Quissamã tem se destacado no cenário de sustentabilidade, sendo reconhecido como o primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br). A prefeita Fátima Pacheco expressou seu orgulho pelo reconhecimento: "Quissamã investe no bem-estar da população, oferecendo serviços de qualidade em todos os setores, o que coroou o município como o mais sustentável do Estado do Rio. Esta é mais uma premiação para a Saúde, que conta com excelentes profissionais", enfatizou.
A fonoaudióloga Mariana Oliveira, responsável pela Campanha de Aleitamento bem-sucedida, recebeu o prêmio em nome do município e destacou o trabalho conjunto. "Este prêmio é fruto de um lindo trabalho em prol do aleitamento materno em Quissamã. É um trabalho que só é possível graças ao apoio de todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Quissamã, que abraçam a causa e apoiam todas as ações. Sem todos os envolvidos, nada seria possível!", destacou.
A Campanha de Amamentação em Quissamã teve como tema "Apoie a amamentação: Faça a diferença para as mães que trabalham". A Secretaria de Saúde realizou diversas ações envolvendo profissionais de saúde, enfatizando a importância das licenças parentais remuneradas e promovendo a amamentação nos locais de trabalho.
As atividades incluíram educação permanente em diversos espaços, um "Mamaço" no Centro Cultural Sobradinho (encontro de mães em estágio de amamentação e gestantes para tirar dúvidas e fornecer orientações), visitas de gestantes à Maternidade do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde, com distribuição de material informativo e discussões em grupo.
A secretária de Saúde, Milena Viana, comemorou o prêmio e enfatizou o compromisso do município com a qualidade dos serviços de saúde. "Estamos muito felizes com esse resultado, que demonstra o investimento que a Prefeitura de Quissamã faz na Saúde. Recentemente, ganhamos uma premiação pelo trabalho realizado na Vacinação, que tem cobertura em todo o município. Estamos sempre buscando o melhor atendimento para a população", disse.
Além de Mariana Oliveira, outras fonoaudiólogas de Quissamã, Juliana Errichelli, Josy Redingles e Alessandra Mattoso, também participaram do 31° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.