Quissamã recebe prêmio do Ministério da Saúde, em BrasíliaFoto: Divulgação

Quissamã - Quissamã foi novamente reconhecida pela excelência em sua gestão na saúde. Na 17ª ExpoEPI – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, a prefeita Fátima Pacheco, o vice-prefeito Marcelo Batista e a secretária de Saúde Milena Viana receberam o Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. O prêmio é um reflexo do desempenho exemplar do município no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS.
Quissamã recebeu avaliação máxima em diversos indicadores, evidenciando o comprometimento com o controle do vetor Aedes Aegypti, notificação de registros de óbito e nascidos vivos, casos de hanseníase e tuberculose, agravos e doenças relacionadas ao trabalho e violência interpessoal e autoprovocada. Além disso, o município se destacou na abertura de salas de vacinas, vacinação para crianças até 1 ano, análise de amostras de água para consumo humano, zero casos de malária, e realização de testes de sífilis em gestantes e de HIV.
O reconhecimento na ExpoEPI soma-se a outros prêmios conquistados pela rede de saúde de Quissamã em 2023, como o 1º lugar no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI) no Estado e oitavo no Brasil, Melhor Experiência do Estado pelo trabalho com o tema “Vacina Eu, Tu e Eles no SUS”, e o 1º lugar na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno pela Campanha de Amamentação no Agosto Dourado. Essas conquistas ressaltam o compromisso e a qualidade dos serviços oferecidos pela saúde do município.