Evento da Escola Felizarda Maria celebra a Consciência Negra e valoriza a identidade quilombolaFoto: Divulgação
Escola Municipal em Machadinha Celebra o Dia Nacional da Consciência Negra com "Traçando Histórias"
Presença de contadores de histórias na escola permitiu compartilhar suas trajetórias
Quissamã - A Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha, realizou o evento "Traçando Histórias" como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento marcou nesta quinta-feira (9), a culminância da oficina "Nossa gente, nossa história" e contou com apresentações e exposições de trabalhos.
Durante o ano letivo, os alunos participaram de oficinas que exploraram a comunidade quilombola. A presença de contadores de histórias na escola permitiu compartilhar suas trajetórias, incentivando os alunos a valorizarem essas figuras e a preservarem a cultura.
"Ao longo do ano promovemos diversas oficinas. Em uma delas, os alunos se aprofundaram mais sobre a comunidade quilombola, que construiu de fato sobre os griôs. Trouxemos esses contadores de histórias para dentro da escola, falando um pouco sobre a trajetória, ensinando alunos a valorizarem essas pessoas, a cultura dos antepassados", explicou o Diretor Administrativo, Allan Alves.
O trabalho de parceria entre escola e comunidade é destacado como de grande importância, proporcionando uma imersão na história da comunidade marcada pela resistência e reconhecimento de seu povo. Os aspectos culturais que moldam Machadinha são abordados durante o ano letivo, mostrando a importância da cultura e da preservação das raízes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.