Polícia Civil prende evadido do sistema prisional que pegou carona com a Polícia MilitarDivulgação

Um homem, que estava evadido do sistema prisional e que pegou carona em uma viatura da Polícia Militar (PM) no mês de janeiro, foi preso na noite de quarta-feira (23) em Resende. Ele foi encontrado dentro de um carro de aplicativo, no bairro Cabral. Ele havia saído do presídio em 2022, a partir de um benefício, e não retornou mais.
O caso aconteceu no dia 31 de janeiro desse ano. Na época, os policiais militares foram informados sobre a presença de homens em atitude suspeita que estariam transportando drogas em um veículo. Durante a tentativa de abordagem, o motorista se envolveu em um acidente. Foi feita uma revista no carro e consulta criminal dos nomes dos suspeitos, mas nada teria sido encontrado e os homens foram liberados.
Porém, o condutor do carro pediu uma carona da viatura policial para ir até um dos acessos da Via Dutra sob a justificativa de acionar um reboque para remover o veículo acidentado. O pedido foi atendido. A Polícia Civil afirmou que os suspeitos deveriam ter sido apresentados na 89ª DP de Resende. O homem que pegou carona era condenado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e estava evadido desde o ano passado.
Depois do ocorrido, o Comando do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Resende abriu um procedimento apuratório para avaliar a conduta dos policiais envolvidos na ação. Quase duas semanas depois, a corporação trocou o comando do BPM. O tenente-coronel Marcelo Brasil entrou no lugar do também tenente-coronel Willian Caldeira de Freitas, que ficou cinco meses no cargo.