Container do EsporteFoto: Divulgação/IDEC

Rio Bonito - A partir da próxima segunda-feira (15.05), o projeto Container do Esporte iniciará suas atividades em Rio Bonito.
A iniciativa, totalmente gratuita, oferecerá aulas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para até 240 crianças de 6 a 12 anos pelos próximos três meses. Os responsáveis interessados nas inscrições devem procurar o contêiner, estacionado no Ginásio de Esporte Marcus Vinícius de Lacerda Botelho - Rua Hilda Jardim Faria S/N, Boqueirão, de 08 as 11h e de 14 as 17h.
Aulas ensinarão vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo.
Desde o início desta semana, os idealizadores do projeto estão em Rio Bonito promovendo, também gratuitamente, a capacitação de profissionais de educação física.
Os monitores das aulas serão contratados a partir dessa turma, aproveitando mão de obra local. Este é um legado do Container do Esporte, que também deixa nas cidades participantes a estrutura e o material esportivo utilizado nas atividades.
“O Container do Esporte tem um viés inovador, de transformação. A ideia é iniciar um trabalho, dando uma base concreta para os municípios seguirem apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. E também na sustentabilidade, na energia limpa. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, buscamos apresentar uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueiredo, coordenadora do IDEC.
Itinerante, o Container do Esporte iniciará em Rio Bonito as atividades no Rio de Janeiro em 2023. Depois, seguirá para Cachoeira de Macacu (14/08 a 01/11), Carapebus (13/11 a 09/02/2024), Guapimirim (26/02/2024 a 16/05/2024), Teresópolis (27/05/2024 a 15/08/2024), Petrópolis (26/08/2024 a 14/11/2024) e Três Rios (25/11/2024 a 28/02/2025).
Aulas de sustentabilidade
Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa.
O Container do Esporte é idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio da Enel via Lei de Incentivo ao Esporte, e em parceria com as Prefeituras e Governo do Estado do Rio de Janeiro.