Qualificação contribui para a melhoria da assistência e para a detecção precoce da doençaDivulgação

Rio das Ostras - Rio das Ostras promoveu a segunda etapa da capacitação em teste rápido para a descentralização da assistência a pacientes com hanseníase na Atenção Primária à Saúde. Aproximadamente 22 enfermeiros da Rede Municipal de Saúde participaram na segunda-feira (19) dessa iniciativa, que busca preparar os profissionais sobre os protocolos e fluxos de atendimento, diagnóstico e tratamento relacionados à hanseníase. O objetivo é fortalecer a capacidade de atendimento e melhorar o suporte oferecido aos pacientes com essa condição.
A qualificação contribui para a melhoria da assistência e para a detecção precoce da doença, além de possibilitar os encaminhamentos adequados desses pacientes. A Gerência de Enfrentamento à Hanseníase da Secretaria do Estado esteve presente, contribuindo no fortalecimento da ação. Segundo a Organização Mundial de Saúde -OMS, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de hanseníase, ficando atrás somente da Índia.
Karla Viana, enfermeira e coordenadora do Programa de Hanseníase do município, ressaltou a importância da qualificação para a aplicação do teste rápido como um marco para a avaliação dos contatos e para o diagnóstico precoce da hanseníase. Ela enfatizou a necessidade de avançar junto à Atenção Primária na captação de casos, garantindo assim um tratamento adequado para os pacientes. Essa iniciativa visa fortalecer o combate à hanseníase e proporcionar melhores cuidados de saúde para a população.