IBGE auxilia pesquisa de alunos premiadosFoto: Divulgação

Rio das Ostras - Os alunos da Escola Municipal Nilton Balthazar, em Rio das Ostras, receberam um suporte especial para aprofundar suas pesquisas sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. Uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), juntamente com a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), visitou a unidade escolar para compartilhar orientações e dados específicos com os estudantes, visando dar continuidade ao trabalho estatístico.
O trabalho intitulado "Coleta de dados e reflexão sobre uso da bicicleta em uma escola rio-ostrense", desenvolvido pelos alunos Gabriel Mena Fernandes, Miguel da Costa Gomes e Samuel Nascimento Alves, já ganhou destaque anteriormente. Em 2022, a pesquisa foi premiada com o troféu de relevância social na Feira Eco-Ostras, conquistou o primeiro lugar na Feira Estadual de Ciências Tecnologia e Inovação (Fecti), na categoria "Ciências no Ensino Fundamental II - 6º e 7º anos", e foi indicada para a Feira Nacional Ciência Jovem.
A iniciativa do encontro entre os institutos e os estudantes foi mediada pela professora Andreia Carolina, que coordenou a pesquisa com os alunos desde sua fase inicial. A professora destacou o objetivo do encontro de continuar a pesquisa para a feira nacional e avançar com o trabalho estatístico em outras escolas da cidade.
A pesquisa teve início em uma aula de geografia, quando os alunos coletaram dados entre eles sobre o meio de transporte utilizado para ir à escola. A atividade ganhou a atenção da turma, que passou a observar o fluxo de bicicletas na escola. Os estudantes ampliaram a pesquisa para alunos de outras turmas e funcionários, comparando os dados com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) sobre deslocamento ativo entre estudantes brasileiros.
O trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, abrangendo conteúdos de ciências, geografia, português e matemática. Os resultados obtidos na pesquisa podem orientar estudos futuros sobre conscientização em relação à melhor forma de ir para a escola e sobre a organização e guarda das bicicletas durante as aulas.
A meta dos alunos agora é apresentar a pesquisa na Feira Nacional Ciência Jovem, uma das principais feiras de ciências do país, com a participação de cerca de 400 projetos de todos os estados do Brasil e de outros países. A professora ressaltou que o desejo inicial era ter um bicicletário para a escola, mas o projeto os levou a lugares tão grandes que agora almejam a implantação de um bicicletário para toda a cidade de Rio das Ostras, além de novos aprendizados que esse sonho pode lhes proporcionar.