Obras de ampliação na ETA Rio DouradoFoto: Divulgação

Rio das Ostras - Em outubro, a cidade de Rio das Ostras dará um importante passo para melhorar seu sistema de abastecimento de água. A concessionária Rio+Saneamento, responsável pelo projeto, está iniciando as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado), como parte da solução definitiva para o sistema de abastecimento de água da região.
O projeto já passou por várias etapas de melhoria nas unidades operacionais ao longo do último ano, e agora foca na expansão da ETA. A construção está em andamento, com a fundação para receber duas novas estruturas pré-fabricadas (floculador e decantador) e três novos filtros que serão construídos no local.
Essa fase da obra tem como objetivo aumentar a capacidade de produção da unidade em 35%. Além disso, está prevista a construção de uma nova ilha de armazenagem para produtos químicos utilizados no tratamento da água, bem como a instalação de quatro conjuntos geradores de energia para toda a estação.
Outra melhoria significativa será a substituição do leito filtrante dos seis filtros já existentes na ETA. Essa ação garantirá uma qualidade de água superior e uma maior eficiência em todo o processo de tratamento e distribuição.
Além da ETA, a concessionária está realizando ações de melhorias e adequações na Captação Ponte do Baião, como a instalação de bombas flutuantes para a captação de água do Rio Macaé durante o período de estiagem, quando o nível do rio diminui, garantindo assim um abastecimento mais seguro.
Todo esse conjunto de intervenções faz parte de um grande projeto que totaliza R$ 60 milhões em investimentos. Essas melhorias visam transformar o sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras, proporcionando à população uma realidade diferente e mais qualidade de vida nos próximos meses.