Costazul é uma das regiões mais visitadas da cidade, especialmente durante o verãoFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A situação da orla da praia de Costazul, em Rio das Ostras, encontra-se em um estado precário, deixando frequentadores indignados. Quiosques abandonados, deques totalmente destruídos e bancos que oferecem riscos aos moradores devido a ripas quebradas são apenas algumas das questões que afligem a área de lazer. A falta de manutenção por parte da Prefeitura tem gerado revolta entre os usuários do local.

A situação piora consideravelmente durante a noite. Os espaços dos quiosques são frequentemente invadidos por moradores de rua, que, segundo relatos, são agressivos e costumam estar sob o efeito de bebidas alcoólicas. A presença de moradores de rua se torna evidente com varais de roupas e até mesmo a presença de cachorros no local.

Em toda a orla, problemas como pisos soltos, pedras quebradas, falta de banheiros públicos, meio-fios danificados, fios de iluminação expostos e a ausência de iluminação em diversos pontos são visíveis. Costazul é uma das regiões mais visitadas da cidade, especialmente durante o verão, atraindo moradores e turistas. A atual condição do local representa uma preocupação para todos que desfrutam dessa bela área costeira.
Costazul é uma das regiões mais visitadas da cidade, especialmente durante o verão - Foto: Divulgação
Costazul é uma das regiões mais visitadas da cidade, especialmente durante o verãoFoto: Divulgação

Procurada pela equipe de reportagem do jornal O Dia - Projeto Cidades, a Prefeitura de Rio das Ostras informou que a primeira parte da obra dos decks e assoalhos de madeira da orla de Costazul já foi entregue à população e a segunda parte da revitalização está em andamento e deve ser entregue até o final de 2023.

Sobre as pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social realiza abordagem social periodicamente junto a essas pessoas e já incluiu a orla de Costazul para a ação. Durante a abordagem, os servidores indicam o abrigo Casa do Sorriso para pernoitarem com jantar e café da manhã, porém, é importante salientar que a Administração Municipal não pode, em nenhuma hipótese, retirá-los de local público sem que queiram sair. Em caso de situação de crime, é preciso acionar a Polícia Militar.