Prefeito Marcelo Magno (PL) acompanhando obrasFoto: Divulgação/ Ascom

Uma pesquisa lançada pelo site Agenda Pública (agendapublica.org.br) revelou que Arraial do Cabo está entre as cidades com maior eficiência na gestão e utilização dos royalties do petróleo e na prestação de serviços essenciais à população. Na classificação, o município cabista está em 1º lugar no Estado e em 2º lugar em todo o Brasil.

Esta é a primeira edição da pesquisa “Petróleo e Condições de Vida: qualidade da governança pública em municípios com atividades de Petróleo e Gás”. A ong Agenda Pública, que auxilia prefeituras e empresas pelo país a cooperarem na formulação de políticas públicas, utilizou dados disponíveis em plataformas oficiais dos 20 municípios brasileiros que mais receberam rendas, seja de royalties ou participações especiais das atividades de petróleo e do gás natural, entre 2022 e o primeiro semestre de 2023, segundo dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os fundos gerados pelas atividades petrolíferas e gasíferas compõem partes expressivas da receita das cidades engajadas nesse setor.
Gráfico da pesquisa Petróleo e Condições de Vida da Agenda Pública - Foto: Divulgação/ Agenda Pública.
Gráfico da pesquisa Petróleo e Condições de Vida da Agenda PúblicaFoto: Divulgação/ Agenda Pública.


DESTAQUE EM PROTEÇÃO SOCIAL E MOBILIDADE

Entre os tópicos avaliados estão educação, saúde, desenvolvimento econômico, proteção social, mobilidade urbana e gestão de qualidade. Arraial do Cabo recebeu as seguintes notas nas diversas áreas de gestão pública: 6,14 em educação; 5,63 em saúde; 6,83 em desenvolvimento econômico; 4,62 em gestão de qualidade; 7 em mobilidade e 7 em proteção social. A cidade ainda recebeu destaque, figurando em primeiro lugar nas dimensões proteção social e mobilidade entre os municípios do grupo 1.

Prefeito Marcelo Magno (PL) no gabinete.   - Foto: Reprodução
Prefeito Marcelo Magno (PL) no gabinete. Foto: Reprodução


PREFEITO DE ARRAIAL COMEMORA

O prefeito Marcelo Magno (PL) comemorou a posição de segundo lugar no ranking, perdendo apenas para Ilhabela (SP). Aliás, cabe ressaltar que a cidade paulista recebe em torno três ou quatro vezes mais que Arraial com uma população praticamente igual. Marcelo disse que essa notícia foi uma surpresa positiva: “É importante pra gente, até porque recebemos repasses menores que muitas cidades que ficaram atrás da gente no ranking. Isso demonstra que está tendo entrega, a entrega está acontecendo no município. Além disso, a pesquisa mostra números e esse levantamento apontou que a gente está trabalhando da forma correta”, disse Marcelo à coluna. Nesse ritmo acelerado, quem será capaz de deter Marcelo Mágico na sua busca pelo segundo mandato?

Prefeito Marcelo Magno (PL) recebe imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios de comitiva representando o padre Helcimar Sardinha - Foto: Vinícius Pereira/ Ascom.
Prefeito Marcelo Magno (PL) recebe imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios de comitiva representando o padre Helcimar SardinhaFoto: Vinícius Pereira/ Ascom.


PARECE MILAGRE, MAS É TRABALHO

Um fato curioso é que essa classificação chegou na semana em que se comemora o dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Arraial do Cabo. A oposição pode até dizer que é milagre da santa, mas quem conhece Marcelo sabe que ele é disciplinado, determinado e muito trabalhador. Chega cedo na prefeitura, costuma chegar antes das 7 da manhã e geralmente é um dos últimos servidores a deixar o prédio do poder executivo.

Aliás, as comemorações da padroeira seguem a todo vapor no município. Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios. Uma comitiva, representando o padre Helcimar Sardinha, realizou a benção na repartição pública e a visita foi encerrada com uma oração no gabinete. Nesta quarta, o dia começa com alvorada, Missa em ação de graças pelo município e procissão. A noite será celebrada a Missa Campal e logo depois, show com a Banda Colo de Deus.