Prefeito Marcelo Magno (PL) acompanhando obrasFoto: Divulgação/ Ascom
Esta é a primeira edição da pesquisa “Petróleo e Condições de Vida: qualidade da governança pública em municípios com atividades de Petróleo e Gás”. A ong Agenda Pública, que auxilia prefeituras e empresas pelo país a cooperarem na formulação de políticas públicas, utilizou dados disponíveis em plataformas oficiais dos 20 municípios brasileiros que mais receberam rendas, seja de royalties ou participações especiais das atividades de petróleo e do gás natural, entre 2022 e o primeiro semestre de 2023, segundo dados do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os fundos gerados pelas atividades petrolíferas e gasíferas compõem partes expressivas da receita das cidades engajadas nesse setor.
DESTAQUE EM PROTEÇÃO SOCIAL E MOBILIDADE
Entre os tópicos avaliados estão educação, saúde, desenvolvimento econômico, proteção social, mobilidade urbana e gestão de qualidade. Arraial do Cabo recebeu as seguintes notas nas diversas áreas de gestão pública: 6,14 em educação; 5,63 em saúde; 6,83 em desenvolvimento econômico; 4,62 em gestão de qualidade; 7 em mobilidade e 7 em proteção social. A cidade ainda recebeu destaque, figurando em primeiro lugar nas dimensões proteção social e mobilidade entre os municípios do grupo 1.
PREFEITO DE ARRAIAL COMEMORA
O prefeito Marcelo Magno (PL) comemorou a posição de segundo lugar no ranking, perdendo apenas para Ilhabela (SP). Aliás, cabe ressaltar que a cidade paulista recebe em torno três ou quatro vezes mais que Arraial com uma população praticamente igual. Marcelo disse que essa notícia foi uma surpresa positiva: “É importante pra gente, até porque recebemos repasses menores que muitas cidades que ficaram atrás da gente no ranking. Isso demonstra que está tendo entrega, a entrega está acontecendo no município. Além disso, a pesquisa mostra números e esse levantamento apontou que a gente está trabalhando da forma correta”, disse Marcelo à coluna. Nesse ritmo acelerado, quem será capaz de deter Marcelo Mágico na sua busca pelo segundo mandato?
PARECE MILAGRE, MAS É TRABALHO
Um fato curioso é que essa classificação chegou na semana em que se comemora o dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Arraial do Cabo. A oposição pode até dizer que é milagre da santa, mas quem conhece Marcelo sabe que ele é disciplinado, determinado e muito trabalhador. Chega cedo na prefeitura, costuma chegar antes das 7 da manhã e geralmente é um dos últimos servidores a deixar o prédio do poder executivo.
Aliás, as comemorações da padroeira seguem a todo vapor no município. Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Remédios. Uma comitiva, representando o padre Helcimar Sardinha, realizou a benção na repartição pública e a visita foi encerrada com uma oração no gabinete. Nesta quarta, o dia começa com alvorada, Missa em ação de graças pelo município e procissão. A noite será celebrada a Missa Campal e logo depois, show com a Banda Colo de Deus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.