Rio das Ostras - A equipe do Procon Rio das Ostras esteve na manhã desta segunda-feira (10), no Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins para confirmar o problema de falta de energia na Unidade, existente desde o último dia 26 de fevereiro. O auto de infração foi lavrado com aplicação de multa e penalidade máxima, tendo em vista que, após várias solicitações, nenhuma providência foi tomada pela empresa de energia.
A unidade escolar conta com cerca de 1800 alunos prejudicados diretamente pela falta de energia. Apenas seis salas de aula, localizadas no Bloco 6, encontram-se com fornecimento de energia elétrica. Em virtude disso, todos os alunos do terceiro ano foram recebidos em tempo reduzido, enquanto alunos do primeiro e segundo ano prosseguiram com ensino remoto.
O problema no Colégio começou no dia 11 de fevereiro, quando o sistema elétrico apresentou as primeiras falhas, deixando a rede em apenas uma fase. Em seguida, o transformador pegou fogo e o Colégio ficou às escuras. As constantes falhas dos transformadores aumentam o risco de curto-circuito e incêndio, tendo sido registrado inclusive um princípio de incêndio na semana anterior.
ura de vários protocolos solicitando reparo, a Enel alegou que primeiro é necessário o conserto do poste padrão, que fica dentro das dependências do Colégio, para efetuar o reparo.
Diante desse cenário, as aulas foram suspensas até o dia 12, e caso a questão não seja solucionada, as aulas retornarão em formato remoto a partir do dia 13. Os problemas foram apontados em reunião deliberativa entre a direção e o conselho escolar.
A coordenadora executiva do Procon Rio das Ostras, Michele Mansur, informou que o Órgão de Defesa do Consumidor vai entrar em contato com os responsáveis pela Companhia de Energia, pedindo prioridade para solução do problema.
“O Procon será intolerante com falhas na prestação de serviços essenciais para a população. É inadmissível que uma unidade escolar fique tanto tempo sem luz, prejudicando tantos alunos que querem estudar. Constatamos que os servidores estão indo trabalhar e atendendo as pessoas na secretaria, no meio da escuridão”, declarou a coordenadora.
Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins sofre com apagões e riscos de incêndioFoto: Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.