Espaço revitalizado volta a movimentar a cena cultural com aulas gratuitas e oficinas que estimulam a criatividade em Rio das OstrasFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A Fundição de Artes e Ofícios de Rio das Ostras reabriu oficialmente as portas nesta terça-feira (6), às 14h, após passar por uma reforma completa. A reinauguração da unidade, ligada à Fundação Rio das Ostras de Cultura, marca o retorno das atividades com força total: são 110 alunos já matriculados nos novos cursos gratuitos e outros 30 na fila de espera por uma vaga.
O espaço voltou a oferecer aulas em diversas linguagens artísticas, como aquarela, cerâmica, pintura em vidro, estamparia artesanal, pátina e pintura em móveis, bordado em papel, papel reciclado, pintura em tecido e processos criativos. Para marcar o retorno das atividades, foi realizado um “aulão” com os estudantes recém-inscritos.
Segundo a presidente da Fundação de Cultura, Rosemarie Teixeira, a reativação da Fundição era um dos principais compromissos da atual gestão. Ela destacou que o trabalho conjunto com as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Infraestrutura foi essencial para devolver à população um espaço de produção e valorização cultural. “Estamos promovendo o resgate da identidade local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento por meio da arte”, afirmou.
Inaugurada em 2004, a unidade estava desativada e servia de depósito até janeiro deste ano. Após limpeza geral e levantamento do maquinário, o prédio passou por obras nas redes elétrica e hidráulica, além de readequações estruturais. Em abril, foi aberto o processo seletivo para o preenchimento das vagas nos cursos gratuitos, que retomam agora o papel da Fundição como celeiro artístico e formativo do município.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Beija-flor, s/nº, bairro Colinas.