Formação em Braille acontece no Nugepe com foco em leitura, escrita e adaptação de materiais pedagógicosFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A inclusão educacional avança em Rio das Ostras com a realização de um curso semipresencial voltado ao ensino do Sistema Braille. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer capacita cerca de 50 profissionais da rede pública de ensino para atuar de forma mais inclusiva com alunos cegos ou com baixa visão.
A formação, que acontece no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), é oferecida pelo Departamento de Formação Continuada e leva o título: “Braille: leitura e escrita, estratégias, adaptações e suas tecnologias para serem usadas com o aluno”. O conteúdo inclui o aprendizado da grafia completa do sistema — letras, números, sinais gráficos e acentuação —, além de técnicas para adaptação de materiais didáticos e objetos de uso cotidiano.
O objetivo do curso vai além da capacitação técnica: busca estimular a autonomia dos estudantes com deficiência visual, promovendo sua participação plena no ambiente escolar e na vida em sociedade.
“O curso oferece uma alternativa eficaz de formação, que prepara os educadores para lidar com as especificidades do ensino inclusivo. Essa qualificação favorece a independência e a integração dos alunos, contribuindo para sua formação cidadã e melhora da qualidade de vida”, afirmou Arildo dos Santos Amaral, gerente do Departamento de Formação.
A proposta integra o plano de formação continuada do município. Servidores interessados em participar de novas capacitações devem acompanhar a Plataforma da Formação Continuada pelo site educacao.riodasostras.rj.gov.br/formacao-continuada. Informações atualizadas também são compartilhadas em um grupo de WhatsApp, cujo acesso pode ser feito pelo link https://chat.whatsapp.com/HoiZGO69L0zLancEBCRFKy.