Celebração terá roda de conversa, homenagens e entrega de certificados a lideranças locaisFoto: Divulgação
Mulheres negras são homenageadas em evento cultural em Rio das Ostras
"Negras de Potência" destaca protagonismo feminino no Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Rio das Ostras - Mulheres negras que atuam com força e sensibilidade em Rio das Ostras serão homenageadas nesta quinta-feira (31), durante o evento “Negras de Potência”, a partir das 18h, no auditório da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC), na Boca da Barra. A programação integra as comemorações do Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e promete reunir reflexões, homenagens e troca de experiências.
Com o tema “Diamantes que Brilham na Invisibilidade”, o encontro tem como objetivo reconhecer o valor de mulheres negras que contribuem com a cidade em diversas áreas, muitas vezes de forma silenciosa. A iniciativa é do Coletivo Mulheres Negras de Potência em parceria com o setor de Matrizes Africanas do Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria de Assistência Social, com apoio da FROC.
A noite contará com uma roda de conversa com as convidadas Fernanda Lima e Bruna Evelin, que abordarão temas relacionados à valorização da mulher negra e suas trajetórias. Em seguida, serão entregues certificados a 14 mulheres do município que se destacam por suas histórias de luta, representatividade e resistência.
O evento foi idealizado por Claudia Faiet, conselheira municipal de Cultura na cadeira de Matrizes Africanas, com parceria de Clécia Andrade, coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social. Ambas atuam na construção de ações voltadas ao fortalecimento da identidade negra e ao combate às desigualdades sociais.
Aberto ao público, o “Negras de Potência” convida especialmente mulheres negras da cidade a participarem desse momento simbólico de reconhecimento e afirmação da cultura afro-brasileira e da igualdade de direitos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.