Colheita de feijão avança em Cantagalo com apoio de trator e batedeira de grãos fornecidos aos agricultoresFoto: Divulgação
Feijão brota forte em Rio das Ostras e agricultores projetam safra de 7,5 toneladas
Com assistência técnica e maquinário, produtores rurais celebram bons resultados na colheita e ampliam expectativas para o próximo ano
Rio das Ostras - A colheita do feijão movimenta o campo em Rio das Ostras e anima os 21 produtores participantes do Projeto Feijão, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A iniciativa oferece suporte completo aos agricultores, desde o preparo do solo até a etapa final da produção, com fornecimento de maquinário e orientação técnica especializada.
Com cerca de 14 hectares cultivados nas variedades vermelho Brilhante e preto Esplendor, a estimativa é alcançar 7,5 toneladas de grãos nesta safra. Os trabalhos começaram no fim de julho, com colheita manual feita pelos próprios produtores. Em seguida, entram em ação os equipamentos fornecidos pelo município, como trator e batedeira, que fazem a separação dos grãos e já embalam o produto em sacos.
Entre os produtores beneficiados, está o casal Salini e Nataline, que plantou 37 quilos de sementes em um hectare de terra na região de Cantagalo. A expectativa deles é colher mais de uma tonelada de feijão. “Deixei o volante da van para viver do campo. Aqui criamos porcos e galinhas, produzimos leite, queijo e agora colhemos uma boa safra de feijão graças ao apoio técnico que recebemos”, contou Salini.
Grande parte da produção é vendida diretamente ao consumidor final. “Muita gente procura nosso feijão nas feiras ou vem até o sítio pela qualidade do grão”, relatou o produtor.
O projeto conta com parceria da Pesagro-Rio e o acompanhamento da Emater-Rio, que fornece assistência técnica desde o plantio até a separação do feijão. Segundo o supervisor da Emater, Max Almeida, o programa passou por um processo de reestruturação nos últimos anos. “Estamos recuperando a confiança dos produtores. Esta colheita já é um avanço, mas o objetivo é superar ainda mais no ano que vem”, avaliou.
Uma nova etapa do projeto envolve a produção de sementes em uma área cultivada dentro da Escola Municipal Professora Marinete Coelho Souza, também localizada em Cantagalo. A ação conjunta entre as secretarias de Agricultura e Educação pretende garantir sementes de qualidade para a próxima safra, fortalecendo ainda mais o trabalho no campo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.