Operação da Enel em parceria com a polícia identificou irregularidades em estabelecimentos comerciaisFoto: Divulgação

Rio das Ostras - Técnicos da Enel Rio, com apoio da Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, localizaram ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, em um mercado e em um auto center de Rio das Ostras. As irregularidades colocavam em risco não apenas a rede elétrica, mas também a segurança de clientes e funcionários.
O furto de energia elétrica configura crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, podendo chegar a oito anos quando envolve cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário. Durante a ação, o gerente do mercado foi liberado após prestar depoimento, enquanto o proprietário do auto center foi preso e teve fiança arbitrada pelo delegado responsável.
Após a identificação das irregularidades, as ligações clandestinas foram desfeitas e o fornecimento de energia nos estabelecimentos foi suspenso. A Enel alertou que práticas como essas sobrecarregam a rede, geram curtos-circuitos, provocam interrupções no fornecimento e elevam custos para todos os consumidores. Estima-se que, sem os furtos, as tarifas poderiam ser cerca de 5% menores.
A distribuidora reforça que denúncias de ligações irregulares ajudam a proteger a população e garantem a integridade da rede elétrica, mantendo o fornecimento seguro e confiável para toda a cidade.