Equipes de Rio das Ostras passam por capacitação para atuar com mais segurança durante a temporada de verãoFoto: Divulgação

Rio das Ostras - O sol forte, o mar cheio e as praias movimentadas exigem mais do que atenção: pedem preparo. Pensando nisso, agentes da Defesa Civil de Rio das Ostras participaram, nesta semana, de um curso de capacitação e do Congresso Técnico Operação Verão 2025/2026 do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. As formações têm como foco aumentar a eficiência no atendimento à população em uma das épocas mais desafiadoras do ano.
No campo acadêmico, os profissionais tiveram contato com o curso de extensão “Meteorologia e Sociedade”, realizado no Laboratório de Meteorologia (LAMET), em Macaé. A iniciativa busca aproximar ciência e prática, ensinando desde análise de dados ambientais até a leitura de imagens de satélites, além de projetos que relacionam clima e impacto social. Uma nova aula já está confirmada para novembro.
Além da teoria, houve também espaço para o trabalho prático. Três agentes participaram do congresso que discutiu protocolos de resgate, prevenção de acidentes, salvamento em alto-mar, uso de drones e aeronaves, além de estratégias para lidar com situações comuns no verão, como o desaparecimento de crianças nas praias.
O coordenador da Defesa Civil, Edimilson Silva Martins, reforçou a importância da preparação constante. “Esses treinamentos nos dão mais segurança para agir rápido em situações críticas. Estamos fortalecendo nossa equipe para oferecer um atendimento cada vez melhor à população”, destacou.
A iniciativa integra um calendário permanente de qualificações, mostrando que salvar vidas exige atualização, estudo e dedicação.