De acordo com o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Macaé, Adriano Espindula Soares, um homem foi preso em flagrante em uma farmácia da cidadeFoto: Reprodução / Ilustração

Rio das Ostras - Um esquema sofisticado de envio ilegal de medicamentos controlados foi desmantelado nesta terça-feira (11) pela Polícia Federal em uma operação que atravessou fronteiras. Batizada de Operação Tarja Preta, a ação teve alvos em Rio das Ostras e também nos Estados Unidos, com apoio do Ministério Público Federal, dos Correios e de autoridades americanas.
De acordo com o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Macaé, Adriano Espindula Soares, um homem foi preso em flagrante em uma farmácia da cidade, enquanto o líder do grupo criminoso foi localizado em Orlando (EUA) e deverá ser deportado para o Brasil. A investigação revelou um esquema que lucrava com a exportação de medicamentos controlados sem prescrição médica.
Entre os remédios apreendidos estão substâncias de uso restrito, como Zolpidem, Alprazolam, Clonazepam, Pregabalina e Ritalina, todas usadas no tratamento de distúrbios do sono, ansiedade e déficit de atenção. As encomendas eram enviadas de forma disfarçada, por meio de correspondências postais, burlando a fiscalização.
Durante a operação, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos investigados. A Polícia Federal informou que os suspeitos poderão responder por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
A Operação Tarja Preta segue em andamento, e novas prisões não estão descartadas. Segundo a PF, o objetivo é desarticular completamente a rede de distribuição e identificar outros envolvidos no esquema que movimentava remédios de alto controle e risco para o consumo irregular no exterior.