Falta vacina antirr�bica no estado

Raiva � transmitida por c�es, gatos e morcegos e pode matar. Conselho questionou minist�rio

Por MARIA INEZ MAGALH�ES

Dona da yorkshire Mel soube que a vacina estava em falta depois de ligar para v�rias cl�nicas
Dona da yorkshire Mel soube que a vacina estava em falta depois de ligar para v�rias cl�nicas -

Rio - A jornalista Adriana Freitas enfrentou uma maratona semana passada para conseguir vacinar sua Mel, uma yorkshire de 6 anos, contra raiva. Moradora de Botafogo, ela só encontrou o medicamento na Barra depois de ligar para várias clínicas e ser informada de que a antirrábica está em falta. O produto é importado. A raiva é uma zoonose transmitida por gatos e morcegos e pode até matar. 

E o problema é em todo o estado. Tanto que, no último dia 31, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-RJ) enviou ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) questionando sobre o desabastecimento.

"Começamos a receber ligações de veterinários de todo o estado dizendo que não estavam conseguindo a vacina. E isso aconteceu em dezembro, quando muita gente viajou e precisou imunizar o animal. Cem por cento dos clientes que procuraram as clínicas para vacinar ficaram sem a medicação", contou a veterinária e conselheira do CRMV-RJ Márcia Andréa de Oliveira Souza. Segundo ela, uma das distribuidoras da antirrábica começou o reabastecimento no último dia 19.

"É perigoso para a Mel e para as pessoas eu sair com ela sem vacinar. Fiquei desesperada, porque já perdi uma cachorra que contraiu leptospirose logo depois que a vacina venceu e eu não consegui aplicar outra dose", lembra Adriana.

Por nota, o Mapa disse que "as informações que nos chegam falam sobre a falta de vacinas de algumas marcas e não falta de vacinas em geral", diz. O órgão ressalta que o problema está nas clínicas particulares e não afeta campanhas oficiais. Ao DIA, o Sindan disse que não iria se pronunciar, mas em sua página na internet há o seguinte comunicado feito no dia 7: "A previsão para normalização do desabastecimento momentâneo do mercado nacional de vacinas antirrábicas para cães e gatos é de dois meses".

Estoque em baixa afeta bovinos na zona rural

Veterin�ria e conselheira do CRMV-RJ, M�rcia Andr�a de Oliveira Souza contou que h� casos em que os profissionais, quando t�m a vacina, est�o priorizando imunizar filhotes. "� porque eles n�o receberam ainda nenhuma dose da antirr�bica, ao contr�rio do animal adulto, e ficam mais expostos � doen�a", contou ela.

A vacina contra a raiva tem dura��o de 12 meses e deve ser aplicada todo ano ap�s o vencimento da sua dose. Por isso, segundo ela, os animais que participaram da campanha p�blica contra a raiva no ano passado est�o imunizados. "Mas muita gente n�o vacina na campanha ou precisa vacinar o animal por alguma exig�ncia emergencial", explicou a veterin�ria.

A Subsecretaria de Bem-estar Animal (Subem) da Prefeitura do Rio informou que no ano passado a campanha da prefeitura vacinou 468 mil animais, entre c�es e gatos, contra pouco mais de 72 mil em 2016. "Um avan�o significativo", disse o veterin�rio da Subem Alexandre Dia.

Mas a falta da antirr�bica n�o est� afetando apenas os pets. Segundo Andr�a, o problema tem afetado a zona rural do estado, onde h� cria��o de bovinos. � que esses animais tamb�m podem ser infectados pela doen�a. "Um boi contaminado n�o pode ter a carne comercializada e tem que ser sacrificado", explicou.

Se for mordido por um cachorro, gato ou morcego, deve-se lavar o ferimento com �gua e sab�o neutro e procurar o posto de sa�de mais perto de casa para tomar o soro antirr�bico. A medica��o existe apenas na rede p�blica de sa�de.

Coment�rios

�ltimas de Rio de Janeiro