Cobra que apareceu em residência, com 2 metros de comprimento, foi solta na Floresta da Tijuca - Divulgação/ GM-RIO
Cobra que apareceu em residência, com 2 metros de comprimento, foi solta na Floresta da TijucaDivulgação/ GM-RIO
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - A bicharada aproveitou a chuva de quarta-feira para umas voltinhas e acabou assustando cariocas. Um jacaré foi encontrado ontem no pátio do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a unidade fica próximo à Península, onde há uma importante área de preservação ambiental no bairro.

"Possivelmente em virtude do alagamento na área devido à chuva forte de ontem (quarta-feira), um jacaré apareceu no pátio da unidade, junto ao muro", esclareceu a secretaria, em nota. O Corpo de Bombeiros foi chamado e resgatou o animal para reintrodução em seu habitat.

Na Zona Norte, quem saiu 'de casa' para saracotear, na tarde de quarta, foi uma jiboia de dois metros de comprimento. A cobra foi resgatada por guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental em uma residência próxima a uma área de mata em Cascadura. Eles não disseram se houve relação com a chuva.

Segundo a Guarda Municipal (GM-Rio), um morador fez a solicitação de resgate na central de atendimento da prefeitura. "A cobra estava saudável e foi solta pelos guardas em seu habitat natural, na Floresta da Tijuca", informou a GM-Rio.

A Guarda alertou que a população deve acionar os agentes da Patrulha Ambiental, formada por guardas municipais e fiscais da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, caso flagre animais desse tipo para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentar os bichos, já que essas atitudes podem agravar lesões que os animais apresentem.

Preocupada com os jacarés que sobrevivem nos esgotos de Jacarepaguá, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ lançará, no dia 5 de março, o Projeto Jacarés, uma proposta de santuário para esses répteis. A ideia é proporcionar visitação pública limitada em local em que estes seres vivos possam viver dignamente.

 

Você pode gostar
Comentários