Ubirany tinha 80 anos - Fábio Rocha / TV Globo
Ubirany tinha 80 anosFábio Rocha / TV Globo
Por O Dia*
Rio - O corpo do músico Ubirany Félix do Nascimento, o Ubirany, será enterrado neste sábado no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. O velório está marcado para às 15h30.
O sambista morreu aos 80 anos de idade na manhã desta sexta-feira por causa de complicações decorrentes da covid-19. Ele estava internado há nove dias no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca.
Publicidade
Ubirany foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, no fim da década de 1970, a partir de rodas de samba de que costumava participar com amigos no Cacique de Ramos. A sede do Cacique, em Ramos, na Zona Norte, reúne a nata samba carioca e se tornou lugar de encontro de estrelas como Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho
O músico foi o criador do repique de mão, uma das características do Fundo de Quintal. O instrumento logo passou a ser usado por outros grupos de samba. Além do repique de mão, o Fundo de Quintal influenciou o trabalho de outros artistas com o uso de mais dois instrumentos: o tantã e o banjo com cabo de cavaquinho, esse criado por Almir Guineto, outro fundador do grupo.
Publicidade
* Com informações da Agência Brasil