Prisão por agressão aconteceu na estação Rede Sarah, em Jacarepaguá, Zona Oeste do RioDivulgação

Rio - Cinco pessoas foram presas neste domingo (5) pelos crimes de tentativa de furto, evasão de passagem, vandalismo e agressão durante ações realizadas por agentes do programa BRT Seguro em estações e dentro de ônibus articulados. Um dos suspeitos agrediu duas mulheres que atuavam em um dos veículos.
Segundo a Secretaria de Estado de Ordem Pública (Seop), as prisões aconteceram em diferentes ocorrências. Na madrugada deste domingo (5), os policiais prenderam um suspeito de cometer vandalismo e furtos em estações do BRT. O homem foi identificado através de câmeras e foi encontrado na estação André Rocha, na Taquara, Zona Oeste do Rio. De acordo com a Seop, ele portava uma faca, foi conduzido para a 32ª DP (Taquara) e já possuía outras passagens na delegacia.
Ainda na madrugada, um casal também foi flagrado por câmeras dentro da estação Bosque Marapendi, na Barra da Tijuca, na tentativa de roubar fios. Os agentes do BRT Seguro foram acionados, abordaram eles e identificaram que uma tampa do quadro de luz foi danificada. Nenhum fio foi furtado e o casal foi conduzido à 16ª DP (Barra da Tijuca).
A Seop informou que montou um novo formato operacional que começou a ser realizado neste sábado (4). Parte dos agentes ficaram responsáveis por embarcar em ônibus das linhas 35 (Madureira - Alvorada), 38 (Fundão - Alvorada) e 46 (Penha - Alvorada), ficando até o término do serviço.
Em um desses patrulhamentos, na tarde de domingo (5), quando um ônibus estavam próximo a estação Rede Sarah, em Jacarepaguá, uma das agentes que estavam realizando a ação advertiu um ambulante que estava comercializando ilegalmente no interior do articulado. De acordo com a secretaria, o homem não gostou da repressão, se recusou a parar de vender e agrediu a equipe que estava atuando naquele momento, composta por duas agentes mulheres.
Após luta corporal com as agentes, o cidadão foi contido por passageiros. Todos os envolvidos foram conduzidos até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região e, posteriormente, para a 32ª DP (Taquara). Segundo a Seop, as agentes receberam muitos socos, o que acabou lesionando o antebraço e mão de uma delas.
Ainda na tarde deste domingo (5), um homem tentou acessar a estação Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes, sem efetuar o pagamento da passagem. O agente do BRT Seguro tentou intervir e foi ameaçado pelo cidadão. Ele desejou fazer o registro da ameaça sofrida e conduziu o homem para a 42ª DP (Recreio).
Multas por perturbação de sossego
Além das prisões, a Seop ainda multou oito estabelecimentos neste fim de semana por desrespeitarem as regras que determinam a lei do silêncio, dando um total de R$ 40 mil para os bares.
Neste domingo (5), agentes estiveram na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde fiscalizaram dez bares, sendo um multado por estar com o som acima do permitido. Já no sábado (4), a operação Perturbação do Sossego aconteceu na Lapa, Centro do Rio, e sete bares foram multados, sendo um deles interditado por estar funcionando sem alvará.
A Seop ressaltou que vem realizando operações como essa com frequência. Na quinta-feira (2), foram feitas ações em dois bares no Baixo Méier, sendo os dois multados. Já no Cachambi, mais dois estabelecimentos foram fiscalizados e ambos estavam respeitando as regras da prefeitura. Na sexta-feira (3), as ações aconteceram em Vila Valqueire, Zona Oeste da cidade. Foram cinco estabelecimentos inspecionados e apenas um autuado. Os agentes apreenderam também cinco coletes de flanelinhas irregulares.