Nos escritórios, foi encontrado roteiro de como os atendentes deveriam agir para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimosReprodução
Polícia prende oito em escritórios de golpe do empréstimo em São Gonçalo
Em um mesmo prédio, agentes encontraram duas 'call centers' do crime funcionando. Presos vão responder por associação criminosa
Rio - A Polícia Civil prendeu oito pessoas em flagrante e fechou dois escritórios especializados em aplicar golpes do empréstimo consignado em aposentados e pensionistas, nesta segunda-feira (6), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Os agentes da 72ª DP (São Gonçalo) chegaram até o local onde funcionavam espécies de "call centers" das organizações criminosas, no Centro da cidade, após informações repassadas pelo Disque Denúncia.
Agentes da distrital estiveram na Rua Doutor Nilo Peçanha e encontraram um escritório onde quatro mulheres trabalhavam, oferecendo empréstimos consignados e renovação de contratos fraudulentos por telefone. Ana Paula Balbino dos Santos, 29; Andreza Duarte Ribeiro, 27; Karine da Silva, 28; e Karolaine dos Santos de Souza Teixeira, 25, foram presas em flagrante. As equipes também realizaram uma varredura pelo 12º andar do prédio e se depararam com um sala com a placa de "alugo ou vendo", mas com movimentação do lado de dentro.
Ao entrarem no local, os policiais civis encontraram outro call center para aplicação de golpes, onde foram presos em flagrante Brenda Thayná Barreto Ramos da Silva, 30; Debóra Nascimento Figueiredo Ramos, 34; Francine da Silva, 22; e Mateus Fagundes Saviano, de 27. Nos dois escritórios, foram apreendidos anotações das movimentações financeiras e um roteiro de como os atendentes deveriam agir para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos.
"Nós já fizemos três ou quatro ações dessa e impacta bastante na organização criminosa, porque existem muitos escritórios desses funcionando clandestinamente. A polícia, toda vez que toma conhecimento da prática do crime, nós vamos checar o local, verificando que tem indícios suficientes e materialidade do crime de estelionato e associação criminosa, nós agimos e prendemos em flagrante. Evita, assim, a proliferação dessas quadrilhas", apontou o delegado Márcio Esteves de Jesus, titular da 72ª DP.
Os oito presos vão responder pelo crime de associação criminosa. As investigações vão continuar para identificar as empresas envolvidas no esquema fraudulento, bem como os chefes das quadrilhas. O Disque Denúncia recebe informações pelo Zap do Portal dos Procurados, pelo número (21) 98849-6099; pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.
Golpe do empréstimo
O golpe do empréstimo consiste em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível e, através de contato telefônico, enganar a vítima com supostas vantagens. Geralmente, é oferecido o refinanciamento do valor, com juros menores, reduzindo o custo da parcela. No entanto, um novo empréstimo era contratado sem o consentimento da vítima.
"Ao final, os valores não eram creditados na conta das vítimas, ou quando eram, estas aceitavam devolver o valor, ficando com uma parte pequena do empréstimo, em troca do escritório firmar o compromisso de pagar as parcelas vincendas. Posteriormente, após, duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar as prestações, ficando a vítima com toda a dívida, aumentada de juros e correção monetária", explicou o delegado.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.